Star Wars: qual é a ordem correta de assistir aos filmes

3 min de leitura
Imagem de: Star Wars: qual é a ordem correta de assistir aos filmes
Imagem: IMDB/Reprodução

Com milhares de fãs, a saga Star Wars é um dos maiores fenômenos da cultura pop. Entretanto, a quantidade de filmes da franquia ainda confunde as pessoas sobre qual é a ordem correta para assistir às produções.

Os fãs podem escolher assistir pela ordem de lançamento nos cinemas ou seguir a linha cronológica da trama situada em uma galáxia distante. No entanto, há uma sequência especial que ajuda a criar mais profundidade para a Saga Skywalker.

Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Ordem Ernst Rister

Desenvolvida por um grande fã da saga, a “Ordem Ernst Rister” contempla as três trilogias e os dois spin-offs de forma única. Ela é apontada como a melhor sequência para assistir aos filmes, por apresentar a história de uma maneira mais profunda e elaborada.

Por exemplo, ela desenvolve um arco mais emocionante para o famoso vilão Darth Vader. Tal como, a ordem revela como as ações dele influenciaram a vida de vários outros personagens (mesmo após a sua morte).

Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Para Rister, o primeiro filme a ser assistido é Uma Nova Esperança. Com muita ação e humor, ele apresenta um universo cheio de camadas em que os espectadores fazem essa descoberta com o protagonista Luke Skywalker.

Rogue One: Uma História Star Wars (2016)Rogue One: Uma História Star Wars (2016)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

O spin-off Rogue One explica como os rebeldes conseguiram os planos para destruir a Estrela da Morte: um dos importantes acontecimentos de Uma Nova Esperança. Além disso, o filme se dedica a explicar a complexa trama política que envolve a saga.

Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

Com várias reviravoltas, O Império Contra-Ataca apresenta uma das cenas mais marcantes de Star Wars  e da história do cinema. Ao final do longa, para entender as decisões de um determinado personagem, é preciso conhecer suas origens.

Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

Rister coloca A Ameaça Fantasma e os próximos dois filmes da lista como um extenso flashback. Além de conhecer o garoto Anakin Skywalker e o jovem jedi Obi-Wan Kenobi, a trama introduz elementos que serão revistos ao longo da franquia.

Episódio II: Ataque dos Clones (2002)Episódio II: Ataque dos Clones (2002)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

Ataque dos Clones acompanha Anakin mais velho e evoluindo no caminho Jedi. Entretanto, o jovem começa a questionar os ensinamentos do Mestre Obi-Wan Kenobi e demonstrar um leve interesse pelo lado sombrio da força.

Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

O último episódio da trilogia prequela – e o encerramento do extenso flashback –, A Vingança dos Sith mostra os motivos que levaram Anakin para o lado sombrio. Assim como, as pessoas importantes que ele perdeu por fazer essa escolha.

Han Solo: Uma História Star Wars (2018)Han Solo: Uma História Star Wars (2018)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

O segundo spin-off da franquia, Han Solo conta as origens de um dos personagens favoritos dos fãs. Assim, os espectadores conhecem o início da amizade com Chewbacca e como o mercenário conquistou a nave Millennium Falcon.

Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)

Voltando a trilogia clássica, O Retorno do Jedi foca na jornada de Luke Skywalker para salvar os seus amigos e derrotar o Império. Além disso, o filme mostra a redenção do vilão Darth Vader após anos servindo o lado sombrio da força.

Episódio VII: O Despertar da Força (2015)Episódio VII: O Despertar da Força (2015)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

Trinta anos após os acontecimentos de O Retorno do Jedi, O Despertar da Força mostra a galáxia envolvida em uma guerra entre Rebeldes e a Primeira Ordem. Assim, o público conhece a heroína misteriosa Rey e o vilão Kylo Ren.

Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

Trazendo o retorno de Luke Skywalker para a história, Os Últimos Jedi explora o treinamento de Rey. Ele também apresenta como o Kylo Ren foi seduzido pelo lado negro da força durante a preparação para ser um Jedi.

Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)

A Ascensão Skywalker conclui a saga Star Wars nos cinemas. Com a volta de uma antiga e poderosa ameaça, o filme explica como a origem dos poderes de Rey estão conectadas ao seu passado desconhecido.

Pronto para assistir ou rever a franquia pelo olhar da Ordem Ernst Rister? Aproveite e conte nos comentários qual é o seu filme preferido de Star Wars!

Imagem: Assine o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine o Disney Plus

Assista aos lançamentos da Marvel, Pixar e National Geographic no Disney+. Tudo isso por apenas R$ 27,90/mês.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.