Os melhores filmes de robôs para assistir em 2021

3 min de leitura
Imagem de: Os melhores filmes de robôs para assistir em 2021
Imagem: IMDB/Reprodução
Avatar do autor

Desde as primeiras produções cinematográficas, os robôs são presença constante nas histórias de ficção científica. Curiosamente, alguns desses personagens apareceram nos cinemas antes mesmo da existência do próprio termo robot em inglês.

De aventuras infantis a guerras em futuros distópicos, os seres robóticos e as inteligências artificiais estão presentes em diversos longas-metragens. A seguir, conheça os melhores filmes de robôs para assistir em 2021.

Transformers (2007)

Transformers (2007).Transformers (2007).Fonte:  IMDB/Reprodução 

A franquia Transformers tem filmes perfeitos para quem gosta de ação e robôs gigantes. O primeiro longa mostra as raças robóticas Autobots e Decepticons entrando em conflito após encontrarem uma rara fonte de energia escondida na Terra.

Círculo de Fogo (2013)

Círculo de Fogo (2013).Círculo de Fogo (2013).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Outra opção de filme com robôs gigantes é Círculo de Fogo. Com embates espetaculares, a trama apresenta incríveis máquinas, controladas por humanos, que são usadas em uma guerra contra monstruosas criaturas marinhas.

O Gigante de Ferro (1999)

O Gigante de Ferro (1999).O Gigante de Ferro (1999).Fonte:  IMDB/Reprodução 

A animação O Gigante de Ferro conta a história da amizade entre um garoto e um robô do espaço sideral. Entretanto, os dias tranquilos são abalados após um agente paranoico do governo ver a grande máquina como uma ameaça.

Wall-E (2008)

Wall-E (2008).Wall-E (2008).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Situado em um futuro distante, a animação Wall-E acompanha um antigo robô catador de lixos da Terra embarcando em uma viagem espacial. Além de se apaixonar pela moderna Eva, a aventura ainda consegue mudar o destino da humanidade.

Eu, Robô (2004)

Eu, Robô (2004).Eu, Robô (2004).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Em Eu, Robô, um policial que detesta tecnologia investiga um crime em que o principal suspeito é um robô. Entretanto, a investigação leva à descoberta de um supercomputador que pretende controlar todas as máquinas.

Baseado em contos do autor russo Isaac Asimovo filme explora as Três Leis da Robótica. Então, o drama de ficção científica promove um debate interessante sobre o que pode acontecer com as máquinas e as inteligências artificiais no futuro.

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968).

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968).

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Clássico do cinema, 2001: Uma Odisseia no Espaço apresenta a busca da humanidade por suas origens após a aparição de um misterioso objeto na superfície da Lua. Assim, eles contam com a ajuda do supercomputador H.A.L. 9000 durante a missão.

Surpreendentemente, a inteligência artificial que controla a nave começa a agir de forma estranha. Então, os espectadores acompanham o tenso confronto entre o ser humano e a máquina que culmina em uma complexa viagem no espaço.

A.I.: Inteligência Artificial (2001)

A.I.: Inteligência Artificial (2001).A.I.: Inteligência Artificial (2001).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Como uma versão tecnológica do conto Pinóquio, A.I. mostra a jornada de um garoto robô que deseja se tornar uma criança real. Dessa maneira, ele acredita que será capaz de reconquistar o amor da sua mãe humana.

Ex Machina: Instinto Artificial (2014)

Ex Machina: Instinto Artificial (2014).Ex Machina: Instinto Artificial (2014).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Ex Machina é outro filme que debate a relação entre humanos e as inteligências artificiais. No longa, um jovem programador participa de um experimento inovador para avaliar as qualidades humanas de um robô humanoide com IA avançada.

Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)Fonte:  IMDB/Reprodução 

Outro clássico da lista, Blade Runner acompanha a busca de um investigador por quatro replicantes: modelos de androides próximos de ser um clone humano. Ao retornar à Terra, eles saem em uma violenta caçada ao seu criador para prolongar suas vidas.

O Exterminador do Futuro (1984)

O Exterminador do Futuro (1984).O Exterminador do Futuro (1984).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Em O Exterminador do Futuro, um soldado humano é enviado ao passado com a missão de impedir que um ciborgue mate a mãe do líder de uma rebelião contra as máquinas. A obra de James Cameron deu origem a uma franquia com vários outros robôs marcantes.

Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança (1977)

Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977).Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança (1977).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Nenhuma franquia apresentou tantos robôs carismáticos como Star Wars. No Episódio IV  Uma Nova Esperança, os espectadores conhecem os droids R2-D2 e C3PO. Presentes em todos os filmes da saga, eles são figuras marcantes da cultura pop.

Metrópolis (1927)

Metrópolis (1927).Metrópolis (1927).Fonte:  IMDB/Reprodução 

É fato que os robôs de Star Wars não existiriam sem a Maria de Metrópolis. Clássico do diretor alemão Fritz Lang, o longa mostra um cientista que desenvolve uma versão robótica da sua falecida amada.

Impressionado com a criação, o vilão transforma a “mulher-robô” em uma versão falsa da líder revolucionária protagonista da trama. Então, ela inicia uma gigantesca revolta em uma cidade futurista e distópica.

Quais desses filmes sobre robôs você já assistiu? Conte para gente nos comentários!