6 filmes em que as máquinas se rebelam contra humanos

3 min de leitura
Imagem de: 6 filmes em que as máquinas se rebelam contra humanos

O fascínio do mundo cinematográfico pelas Inteligências Artificiais (IA) é algo que ocorre há muitos anos, povoando filmes e séries com as possibilidades positivas e negativas que o convívio entre humanos e máquinas poderia proporcionar. Afinal, quem nunca sonhou em ter um robô auxiliar para realizar as tarefas domésticas ou os afazeres mais chatos?

É claro que muitos títulos nos mostraram que este sonho poderia facilmente se transformar em um pesadelo caso as IAs se voltassem contra a humanidade, e mesmo que especialistas na área comprovem que alguns não passem de ficções bem elaboradas, temos o caso recente do drone que pode ter atacado humanos sem receber ordens.

Com isso em mente, separamos seis filmes que envolvem máquinas com comportamentos rebeldes, para quem quer curtir uma boa maratona de ficção científica - e talvez, se preparar para o futuro? Confira abaixo:

1. Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

Blade Runner traz visão cyberpunk perturbadora do futuro, enquanto pondera de forma filosófica o que realmente significa ser humano.

A trama gira em torno de Rick Deckard (Harrison Ford de Star Wars e Indiana Jones), um blade runner aposentado: policial com um treinamento especial para caçar e eliminar robôs conhecidos como replicantes, que se tornaram ilegais na Terra devido ao comportamento nocivo que apresentaram anteriormente. Quando quatro destas máquinas retornam à cidade de Los Angeles em busca de seu criador, Deckard precisa voltar à ativa para impedi-los.

2. O Exterminador do Futuro (1984)

Neste clássico de ação dos anos 80, temos Arnold Schwarzenegger como um androide do modelo T-101, enviado do futuro para eliminar Sarah Connor (Linda Hamilton) e evitar que seu filho nasça e se torne o líder da resistência humana na guerra contra as máquinas.

O conceito de O Exterminador do Futuro fez tanto sucesso que gerou mais filmes, série, jogo e agora vai ganhar um anime produzido pela Netflix!

3. Matrix (1999)

Thomas Anderson (Keanu Reeves) parece um programador comum, porém esconde um grande segredo: ele também é o hacker conhecido como Neo, que sempre questionou a realidade ao seu redor.

Contudo, a verdade era algo que ele sequer poderia imaginar, e o homem acaba se vendo na mira da polícia quando Morpheus, um lendário hacker visto como um terrorista pelo governo, entra em contato com ele.

Despertado da Matrix, uma inteligência cibernética capaz de manipular as mentes humanas, Neo deve liderar a resistência humana como "O Escolhido", e enfrentar os poderosos programas conhecidos como agentes, cuja a missão é acabar com a rebelião de uma vez por todas.

4. Eu, Robô (2004)

Baseado na obra do renomado escritor Isaac Asimov, este filme se passa em 2035, em um futuro no qual a vida dos seres humanos está profundamente interligada com os robôs.

O enredo mostra a trajetória do detetive tecnofóbico Del Spooner (Will Smith), que lidera a investigação do aparente suicídio do proeminente cientista Dr. Alfred Lanning, revelando uma trilha de segredos que estão conectados com uma ameaça muito maior para a humanidade.

5. Soldado do Futuro (2013)

Durante a época da Guerra Fria, o Ministério da Defesa dos Estados Unidos reconhece o trabalho de dois engenheiros determinados a desenvolver a primeira Inteligência Artificial autoconsciente.

Contudo, quando o órgão governamental decide levar a pesquisa para o próximo nível, e ensinar a IA a seguir instruções e matar, as coisas começam a dar errado, e a ideia de um soldado com um corpo quase indestrutível de repente não parece tão boa assim...

6. Vingadores: Era de Ultron (2015)

Após os perigos vivenciados no primeiro filme da franquia, Tony Stark (Rober Dawney Jr.) convence Bruce Banner (Mark Ruffalo) a ajudá-lo a criar o Programa Ultron, como uma forma de proteger o mundo de futuras ameaças.

Porém, as coisas que não saem como esperado e o programa de manutenção da paz se torna hostil, obrigando os Vingadores a entrarem em ação novamente para salvar a humanidade da extinção.

Imagem: Assine o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine o Disney Plus

Assista aos lançamentos da Marvel, Pixar e National Geographic no Disney+. Tudo isso por apenas R$ 27,90/mês.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.