Os 10 melhores Coringas da história

3 min de leitura
Imagem de: Os 10 melhores Coringas da história
Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução
Avatar do autor

O Coringa é um dos vilões preferidos dos fãs de super-heróis. Não é à toa que o personagem já marcou presença em diversos tipos de produções, de jogos de video game até cinema. Confira agora as 10 melhores interpretações do vilão fora dos quadrinhos.

10. Jeff Bennett na animação Batman: Os Bravos e Destemidos

Fonte: Cartoon Network/Reprodução(Fonte: Cartoon Network/Reprodução)Fonte:  Cartoon Network/Reprodução 

Baseada no gibi O Bravo e o Audaz, a animação deixa o tom sério e sombrio dos outros desenhos para trás e aposta em uma trama mais leve e divertida. A produção lembra o seriado da década de 1960 e os quadrinhos de Dick Sprang, nos quais o Coringa tem um ar de gângster atrapalhado.

9. Kevin Michael Richardson na animação O Batman

Fonte: Cartoon Network/Reprodução(Fonte: Cartoon Network/Reprodução)Fonte:  Cartoon Network/Reprodução 

O Batman foi produzido com o objetivo de chamar a atenção das crianças que estão começando a conhecer o homem-morcego. Na animação, o herói ainda está em começo de carreira e os vilões, como o Coringa, são mais caricatos e espalhafatosos.

O desenho não fez muito sucesso, mas foi uma boa forma de representar o vilão com traços de comédia e ameaça.

>>> Saiba mais: Coringa: veja evolução do personagem em filmes e séries nos últimos 50 anos

8. Troy Baker no jogo Batman: Arkham Origins

Fonte: Warner Bros. Games Montreal/Reprodução(Fonte: Warner Bros. Games Montreal/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Games Montreal/Reprodução 

Quem já jogou sabe que o Coringa representado no game é insano e cruel. Em Batman: Arkham Origins, o vilão está no começo da carreira em Gotham City e ainda é um pouco impulsivo e agitado.

7. Zach Galifianakis na animação Lego Batman: O Filme

Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures/Reprodução 

Como o filme foi feito para crianças, a versão do vilão é mais leve e engraçada. Seu plano maligno para destruir a cidade dá errado logo nos primeiros 15 minutos do desenho, porém o que mais machuca o Coringa é o fato de o Batman dizer que ele não é tão importante em sua vida como ele pensa.

6. Cameron Monaghan na série Gotham

Fonte: Fox/Reprodução(Fonte: Fox/Reprodução)Fonte:  Fox/Reprodução 

A série explora a fundo a ideia que existe por trás da figura do vilão, e o tom sombrio da produção permitiu que Cameron Monaghan mostrasse o lado mais psicopata do personagem.

>>> Saiba mais: Liga da Justiça: visual do Coringa é revelado

5. Mark Hamill na animação Batman: A Série Animada

Fonte: Fox/Reprodução(Fonte: Fox/Reprodução)Fonte:  Fox/Reprodução 

Mark Hamill já é um conhecido da cultura pop por seu papel icônico como Luke Skywalker em Star Wars. Além de combater o lado sombrio da força, o ator fez um excelente trabalho como dublador do Coringa em Batman: A Série Animada. Os altos e baixos entre os momentos de vilania e vulnerabilidade mostraram um lado interessante do personagem.

O desenho foi aclamado pela crítica e levou para casa quatro prêmios Emmy.

4. Cesar Romero na série Batman

Fonte: Warner Bros. Entertainment/Reprodução(Fonte: Warner Bros. Entertainment/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Entertainment/Reprodução 

O clássico da década de 1960 foi onde começou a imagem tenebrosa do Coringa, que ri ao mesmo tempo em que mantém um olhar assustador. Cesar Romero é uma referência para todos os intérpretes do personagem, e seu visual é um dos mais copiados pelo público.

3. Jack Nicholson no filme Batman

Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures/Reprodução 

A produção dirigida por Tim Burton é uma das favoritas dos fãs e conta com Jack Nicholson no papel do vilão. Esse Coringa é uma reconstrução da versão apresentada por Romero.  No longa, o personagem é cruel, sem deixar o humor ácido de lado, em uma releitura muito mais sombria do que a da série de 1960.

>>> Saiba mais: Coringa: 6 HQs para se preparar para o filme

2. Heath Ledger no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas

Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures/Reprodução 

Para muitos, Heath Ledger foi o melhor intérprete do Coringa no cinema. O ator reinventou o personagem e o deixou com uma pegada mais cruel, assustadora e, ao mesmo tempo, real. Seus trejeitos, o passado misterioso e comportamento caótico levaram o vilão a outro patamar.

Infelizmente, Ledger não chegou a ver o impacto de seu trabalho. O ator faleceu alguns meses antes de o filme estrear, e sua interpretação garantiu a ele um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.

1. Joaquin Phoenix no filme Coringa

Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução(Fonte: Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures/Reprodução 

>>> Saiba mais: Filme Coringa: a história do personagem que pôs o sorriso no rosto

Coringa estreou em 2019 com a difícil missão de contar a história do vilão sem a presença do Batman. Joaquin Phoenix brilhou no papel e apresentou um personagem extremamente sombrio, mentalmente problemático, revolucionário e marginalizado pela sociedade. Não foi à toa que Phoenix levou para casa vários prêmios por sua atuação, entre eles o Oscar de Melhor Ator.