Os 10 melhores filmes de faroeste para assistir em 2021

3 min de leitura
Imagem de: Os 10 melhores filmes de faroeste para assistir em 2021
Imagem: MGM/Divulgação
Avatar do autor

As histórias de cowboys e pistoleiros do Velho Oeste dos Estados Unidos são a base do gênero faroeste. Bem populares nos anos 1950 e 1960, as produções seguem influenciando novos longas e outras mídias, como os video games.

Para quem deseja conhecer mais dessa vertente do cinema, separamos os dez melhores filmes de faroeste para assistir em 2021. Conheça clássicos, remakes e outros títulos cheios de poeira e vingança.

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007)

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007).O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Desde a infância, Robert Ford (Casey Affleck) admira o famoso fora da lei Jesse James (Brad Pitt). Depois de várias tentativas de integrar a gangue reformada de bandidos do Missouri, o jovem começa a ficar ressentido com o “ídolo” e líder do bando.

O Regresso (2015)

O Regresso (2015).O Regresso (2015).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Após ser atacado por um urso, o caçador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é abandonado por seu grupo em uma floresta. Lutando para sobreviver no ambiente hostil, o protagonista apenas deseja sair do local com vida e realizar sua vingança.

Django Livre (2012)

Django Livre (2012).Django Livre (2012).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Em Django Livre, um escravo (Jamie Foxx) tem a ajuda de um caçador de recompensas alemão (Christoph Waltz) para ser libertado. Assim, ele inicia uma jornada cheia de ação para salvar a esposa do violento dono de uma plantação (Leonardo DiCaprio).

Relatos do Mundo (2020)

Relatos do Mundo (2020)Relatos do Mundo (2020).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Veterano da Guerra Civil americana, Capitão Kidd (Tom Hanks) aceita contra sua vontade a missão de devolver uma garota sequestrada (Helena Zengel) aos tios. E a viagem de centenas de quilômetros reserva diversos perigos à dupla.

A Balada de Buster Scruggs (2018)

A Balada de Buster Scruggs (2018).A Balada de Buster Scruggs (2018).Fonte:  IMDB/Reprodução 

A Balada de Buster Scruggs reúne seis contos sobre o Velho Oeste. A antologia mostra a história de um “pistoleiro cantor”, um ladrão de banco, um empresário viajante, um garimpeiro idoso, uma carruagem e uma dupla de caçadores de recompensas.

Sete Homens e um Destino (1960)

Sete Homens e um Destino (1960).Sete Homens e um Destino (1960).Fonte:  MGM/Divulgação 

Em Sete Homens e um Destino, um grupo de pistoleiros é contratado por camponeses mexicanos para libertar a aldeia de bandidos. O filme tem um elenco repleto de estrelas da antiga Hollywood, como Steve McQueen, Yul Brenner e Charles Bronson.

Curiosidade: o longa dirigido por John Sturges é um remake do clássico japonês Os Sete Samurais (1954), de Akira Kurosawa. O cineasta norte-americano apenas mudou o cenário do Japão feudal para o Velho Oeste.

Bravura Indômita (2010)

Bravura Indômita (2010).Bravura Indômita (2010).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Decidida a encontrar o assassino do pai, a adolescente Mattie (Hailee Steinfeld) contrata o marechal do exército Cogburn (Jeff Bridges). Durante a jornada, eles encontram o Texas Ranger LaBoeuf (Matt Damon), que há meses tenta capturar Tom Chaney (Josh Brolin).

Era Uma Vez no Oeste (1968)

Era Uma Vez no Oeste (1968).Era Uma Vez no Oeste (1968).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Perseguida por um assassino, uma viúva (Claudia Cardinale) passa a ser protegida por um famoso bandido (Jason Robards) e um estranho com uma gaita (Charles Bronson). Dirigido pelo italiano Sergio Leone, o longa é um clássico absoluto do faroeste. A trama é recheada de mistérios do passado de cada personagem e mostra os motivos surpreendentes que transformaram a viúva em um alvo de assassinos.

Rastros de Ódio (1956)

Rastros de Ódio (1956).Rastros de Ódio (1956).Fonte:  IMDB/Reprodução 

Rastros de Ódio acompanha Ethan Edward (John Wayne), um veterano da Guerra Civil que está em busca das sobrinhas sequestradas por índios comanches. E essa intensa e violenta caçada esconde diversos segredos do protagonista. Diferente da maioria dos personagens do faroeste, Edward não é apresentado como um herói tradicional, e a narrativa mostra um personagem aterrorizante que usa a vingança como desculpa para atos violentos e preconceituosos.

Por Um Punhado de Dólares (1964)

Por Um Punhado de Dólares (1964).Por Um Punhado de Dólares (1964).Fonte:  IMDB/Reprodução 

O primeiro filme da Trilogia dos Dólares de Sergio Leone, Por Um Punhado de Dólares é uma obra-prima do faroeste. A produção ajudou a popularizar o termo “spaghetti western”, que caracteriza longas-metragens italianos realizados com baixo orçamento. Na trama, um pistoleiro errante (Clint Eastwood) coloca duas gangues rivais em conflito após oferecer seus serviços para ambas. Tudo isso acontece em uma cidade destruída pela ganância, pelo orgulho e pela vingança: um cenário tradicional do gênero.

A quais filmes desta lista você já assistiu? Conte para a gente nos comentários.

Os 10 melhores filmes de faroeste para assistir em 2021