10 melhores novelas antigas para assistir no Globoplay

3 min de leitura
Imagem de: 10 melhores novelas antigas para assistir no Globoplay
Imagem: Globoplay

O Globoplay é o serviço de streaming do Grupo Globo, concentrando não apenas o catálogo do canal da televisão aberta ao vivo e em trechos, mas também séries, filmes, programas e novelas. Fora parcerias com outras companhias, há produções originais e a possibilidade de fazer a assinatura em forma de combos, ganhando acesso a mais conteúdo por um preço menor.

Além de lançamentos, a plataforma é o espaço para quem gosta de novelas antigas e quer rever — ou conhecer, caso não seja da época da exibição — grandes tramas com um elenco estrelado e cenas icônicas. A seguir, confira uma seleção com algumas sugestões para novos assinantes começarem a curtir o acervo.

1. Kubanacan

Kubanacan poderia passar despercebida ao longo dos anos, mas ganhou o status de "cult" nas redes sociais. O fenômeno não é por acaso: a história cheia de reviravoltas se passa em um país caribenho fictício que vive uma ditadura militar.

Kubanacan.Fonte:  Globoplay 

O protagonista é Esteban (Marcos Pasquim), o "Pescador Parrudo", que chega ao local com amnésia e vive muitas aventuras e amores — com direito até ao ator interpretando mais de uma versão do personagem. O elenco conta com Danielle Winits, Vladimir Brichta, Humberto Martins e Adriana Esteves.

2. O Clone

A história que abordou os dilemas éticos da clonagem, tema que estava em evidência no começo dos anos 2000, foi um sucesso absoluto na exibição original e é bastante lembrada até hoje.

O Clone.Fonte:  Globoplay 

Na trama, Murilo Benício vive os gêmeos Diogo e Lucas, além de Leo, o clone feito pelo doutor Albieri (Juca de Oliveira) e que dá nome à produção. Os acessórios usados pela personagem Jade (Giovanna Antonelli) viraram moda, e o Marrocos, onde parte da trama se passa, ganhou fama entre os brasileiros.

3. A Indomada

A Indomada tem uma sinopse que começa convencional, com um romance proibido entre membros das ricas e rivais famílias Mendonça e Albuquerque. Entretanto, o cenário disso tudo é Greenville, que emula um estilo britânico e personagens caricatos, como a vilã Maria Altiva (Eva Wilma).

A abertura cheia de efeitos especiais ficou marcada. E essa é também a novela do Cadeirudo, uma criatura que ataca mulheres à noite e foi o pesadelo de muitos espectadores na época.

4. Vale Tudo

Exibida originalmente em 1988, Vale Tudo é a novela do famoso mistério "quem matou Odete Roitman?", que parou o Brasil no capítulo de revelação. O momento de inflação e mudanças de governo no país inspiraram a história que fala sobre corrupção e ética.

Vale Tudo.Fonte:  Globoplay 

O elenco encabeçado por Regina Duarte conta com Beatriz Segall, Glória Pires, Antônio Fagundes e Reginaldo Faria.

5. Sassaricando

Em Sassaricando, Aparício Varela (Paulo Autran) fica viúvo e "passa a levar uma vida cheia de sassaricos", mantendo várias paqueras ao mesmo tempo e tentando esconder os casos.

Sassaricando.Fonte:  Globoplay 

Carregada de comédia, a novela tem Tônia Carrero, Cláudia Raia, Irene Ravache, Maitê Proença e Diogo Vilela, entre outros astros. Décadas mais tarde, ela foi refilmada como Haja Coração.

6. Vamp

Sucesso em 1991, Vamp conta a história de uma cidade que recebe como novos habitantes um grupo de vampiros. Com uma mistura de terror, comédia e romance, ela teve até uma cena que remetia ao clipe de "Thriller", de Michael Jackson. O elenco tem Cláudia Ohana, Ney Latorraca e Reginaldo Faria.

7. Mulheres de Areia

Mulheres de Areia.Fonte:  Globoplay 

Sucesso de 1993, Mulheres de Areia é a novela das gêmeas Ruth e Raquel, com personalidades completamente diferentes (ambas vividas por Glória Pires), além do também icônico Tonho da Lua (Marcos Frota). Esse é um caso em que a própria novela clássica é uma refilmagem de uma produção mais antiga, exibida na TV Tupi em 1973.

8. O Bem Amado

A novela O Bem Amado saiu em 1973, mas trata de questões políticas atemporais e que valem até para os dias atuais. Baseada na obra de Dias Gomes, ela se passa na cidade fictícia de Sucupira, que é comandada pelo ambicioso prefeito Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo).

9. Tieta

Tieta.Fonte:  Globoplay 

A novela Tieta, de 1989, consagrou a história da cidade de Santana do Agreste e uma de suas mais ilustres moradoras, Tieta (Betty Faria) — que retorna ao local de onde foi expulsa pelo pai, para se vingar dos habitantes. A história é inspirada em uma obra de Jorge Amado.

10. O Salvador da Pátria

O Salvador da Pátria.Fonte:  Globoplay 

Muita gente que nunca assistiu à O Salvador da Pátria ao menos conhece a figura de Sassá Mutema, personagem vivido por Lima Duarte. Na história, um boia-fria vira alvo de uma cidade e sofre pela ingenuidade ao lidar com várias situações, mas começa a dar uma volta por cima exemplar. O elenco tem ainda Maitê Proença, Francisco Cuoco e José Wilker.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.