Star Wars: como funcionam os sabres de luz 'de verdade' da Disney

1 min de leitura
Imagem de: Star Wars: como funcionam os sabres de luz 'de verdade' da Disney
Imagem: Josh D’Amaro/Instagram

Na última quinta-feira (8), durante uma apresentação de rotina, no qual revelou as novas instalações do Campus dos Vingadores na Disneylândia, o presidente da Disney Parks, Josh D’Amaro, fez muitos fãs de Star Wars pirarem online, quando sacou um sabre de luz retrátil totalmente inédito.

Como era de se esperar, as especulações correram soltas na internet, com várias explicações e teorias, algumas apontando para uma antiga patente de 2018, divulgada no Google Patents, que anunciava um “dispositivo de espada com lâmina retrátil iluminada internamente”. Ou será que alguém descobriu os cristais kyber?

O mistério acabou no domingo (11), quando o desenvolvedor de realidade aumentada Ben Ridout foi ao Twitter revelar, em um fio, como a invenção da Disney funcionava. Utilizando as imagens da patente original, ele fez uma apresentação didática, com o emprego de imagens animadas.

Como funcionam os sabres de luz "reais" da Disney?

Antes de explicar a “mágica” por trás dos novos sabres, Ridout esclareceu que possíveis aspirantes a Jedi não correrão nenhum risco, pois os dispositivos não serão capazes de derreter portas de metal ou cortar a mão de filhos desobedientes. Tudo não passa de duas lâminas iluminadas por LEDs que estendem e retraem ao apertar de um botão. E o conceito por trás do funcionamento são simples trenas.

Na arte mostrada no Twitter, Ridout colocou duas trenas paralelas presas a uma pequena tampa. Elas são impulsionadas por um motor que faz com que elas se estendam ou retraiam. Em um terceiro carretel, fica uma fita flexível de LED que se ilumina quando vai subindo junto com as “lâminas”.

O interesse por sabres de luz não é aleatório: o Disney Parks está criando um novo parque chamado Star Wars: Galaxy's Edge, que apresenta, em uma das aventuras imersivas, uma oficina de fabricação das famosas espadas laser utilizadas pelos Jedi e pelos Sith.

Imagem: Assine o Disney Plus
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine o Disney Plus

Assista aos lançamentos da Marvel, Pixar e National Geographic no Disney+. Tudo isso por apenas R$ 27,90/mês.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.