Senhor dos Anéis: adaptação soviética está disponível no YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Senhor dos Anéis: adaptação soviética está disponível no YouTube
Imagem: New Line Cinema/Reprodução

Uma adaptação para a televisão soviética de O Senhor dos Anéis que se pensava ter sido perdida no tempo foi redescoberta e postada no YouTube na semana passada, divertindo os fãs russos de JRR Tolkien.

O filme de 1991, Khraniteli, baseado em The Fellowship of the Ring de Tolkien, é a única adaptação de sua trilogia O Senhor dos Anéis que se acredita ter sido feita na União Soviética.

Exibido 10 anos antes do lançamento do primeiro filme da trilogia de Peter Jackson, o filme de baixíssimo orçamento parece ter sido tirado de outra época: os figurinos e cenários são rudimentares, os efeitos especiais são fracos e muitas das cenas parecem mais uma produção teatral do que um longa-metragem.

A trilha, composta por Andrei Romanov, da banda de rock Akvarium, também empresta um ambiente distintamente soviético à produção, que foi ao ar apenas uma vez antes de desaparecer nos arquivos da Televisão de Leningrado.

Poucos sabiam de sua existência até que o sucessor da emissora, 5TV, publicou, para a surpresa de todos, o filme no YouTube na semana passada.

Adaptações anteriores e mesmo traduções do trabalho de Tolkien na União Soviética foram difíceis de encontrar, acreditando-se que a história de uma aliança de homens, elfos e anões lutando contra um poder oriental totalitário havia sido bloqueada pela censura.

Outra sugestão para a escassez de traduções ainda foi que a intrincada trama e invenção linguística de Tolkien dificultaram a criação de uma versão russa que não alterasse o significado original ou dificultasse o entendimento do enredo para o público soviético.

Série de Senhor dos Anéis está em desenvolvimento pela a Amazon Prime Video

Em 2017, a Amazon fechou contrato para adaptar a história de J.R.R. Tolkien mais uma vez, agora para o streaming. O acordo diz que a empresa pode contar histórias da Segunda Era da Terra Média, incluindo momentos como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder.

No entanto, o streaming ainda não revelou qual história pretende representar, dizendo apenas que a adaptação será ambientada na Terra-Média, e servirá como prequel, explorando épocas que antecedem A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien.

Anteriormente, a série de O Senhor dos Anéis estava prevista para estrear no Amazon em 2021. Porém, com a pandemia, a produção ficou sem uma nova data de estreia.


Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.