Páscoa e Semana Santa: 15 filmes sobre o feriado cristão

4 min de leitura
Imagem de: Páscoa e Semana Santa: 15 filmes sobre o feriado cristão
Imagem: Columbia Pictures/Reprodução

A maioria dos feriados tem uma longa lista de filmes dedicados a eles, então por que não a Páscoa? 

O Natal é a data que mais ganha atenção. O dia dos namorados e o Halloween estão logo atrás. No entanto, em Hollywood, a Páscoa também pode ter muitos conteúdos interessantes para serem assistidos com a família no feriado.

Confira, abaixo, uma lista de filmes sobre a Páscoa.

1. A Paixão de Cristo

(Icon Productions/Reprodução)(Icon Productions/Reprodução)

Dirigido por Mel Gibson, o poderoso drama bíblico retrata as últimas 12 horas de Jesus Cristo antes de sua crucificação. O longa, extremamente gráfico, conta com Jim Caviezel como Jesus, Maia Morgenstern como Maria e Monica Bellucci como Maria Madalena.

De acordo com Vox, o filme ganhará uma sequência mais de 15 anos após o seu lançamento.

2. É o Beagle da Páscoa, Charlie Brown

(CBS/Reprodução)(CBS/Reprodução)

Existe um especial do Peanuts para todos os feriados. A Páscoa não é exceção. No filme de 1974, Charlie Brown e sua turma se preparam para a celebração, mas é claro que as coisas não vão sair conforme o planejado...

3. Pedro Coelho

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)

Crianças e adultos vão adorar esse híbrido de live-action com animação em forma de filme. O longa é baseado no personagem criado por Beatrix Potter, que é dublado por James Corden.

4. Jesus Cristo Superstar

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)

O famoso rock-ópera de Andrew Lloyd Weber de mesmo nome ganha vida nessa adaptação musical. O filme, de 1973, conta os dias finais de Jesus Cristo, em uma roupagem artística que mistura o som do rock com um figurino em estilo disco.

5. Desfile de Páscoa

(MGM/Reprodução)(MGM/Reprodução)

Judy Garland e Fred Astaire estrelam como uma garota do coral e um ator da Broadway em ascensão em uma encantadora história de amor. Nesse musical technicolor de 1948, os protagonistas cantam e dançam em meio a uma série de sucessos do lendário compositor Irving Berlin, em um triângulo amoroso e, como o título do filme sugere, em um desfile de Páscoa.

6. Hop

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)

O coelho Junior sonha em fazer sucesso com a música, mas seu pai, o Coelho da Páscoa, deseja que ele dê continuidade à tradição do feriado, que é seguida há 4 mil anos. Ao chegar em Hollywood, ele é acidentalmente atropelado por um homem atrapalhado que acaba aceitando ajudá-lo em sua carreira musical. Contudo, Junior não percebe que algo estranho começa a desestabilizar a Ilha de Páscoa.

7. Miss Potter

(BBC Films/Reprodução)(BBC Films/Reprodução)

Beatrix Potter, a criadora de Pedro Coelho, supera muitos obstáculos em sua busca para se tornar uma escritora, incluindo uma mãe dominadora, com o chauvinismo predominante na Inglaterra vitoriana. Ela se apaixona pelo seu editor, Norman Warne, mas a proposta de casamento e uma tragédia subsequente mudam a sua vida para sempre. O filme de 2006 é estrelado por Renée Zellweger e Ewan McGregor.

8. Harvey

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)

Nessa adaptação da peça de mesmo nome, Jimmy Stewart é Elwood P. Dowd, um homem cheio de excentricidades, que gosta de beber ligeiramente acima da conta e diz a todos que tem um amigo chamado Harvey. No entanto, ninguém consegue vê-lo. Para complicar, ele diz que Harvey é um coelho de quase 2 metros de altura.

9. O Príncipe do Egito

(DreamWorks/Reprodução)(DreamWorks/Reprodução)

O clássico animado de 1998 é baseado no livro do Êxodo que narra a história de Moisés, um judeu adotado e criado como príncipe egípcio, que acaba descobrindo suas verdadeiras origens e decide abandonar a vida no palácio para salvar o povo hebreu da escravidão. Moisés acaba libertando os escravos quando eles atravessam o Mar Vermelho, que milagrosamente, abre-se para eles passarem e saírem do Egito.

10. Flores de Aço

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)

Embora não seja um filme de Páscoa tradicional, a cena final de Flores de Aço mostra uma caçada aos ovos que o torna perfeito para o domingo do feriado.

O longa de 1989 sobre amizade feminina passa por todos os feriados. No entanto, a parte da Páscoa é, certamente, um destaque que merece ser visto. É composto com um elenco de peso, que inclui Sally Field, Dolly Parton, Shirley MacLaine, Daryl Hannah, Olympia Dukakis e Julia Roberts.

11. Ben-Hur

(MGM/Reprodução)(MGM/Reprodução)

Um filme religioso clássico, ganhador de 11 Oscars, Ben-Hur é especialmente relevante na Páscoa. O longa mostra a vida e crucificação de Cristo por meio de suas interações com Judah Ben-Hur, um príncipe judeu que foi equivocadamente aprisionado.

12. A Origem dos Guardiões

(DreamWorks/Reprodução)(DreamWorks/Reprodução)

Apesar de ser mais comumente considerado um filme de Natal, o filme é sobre o Papai Noel, o Coelho da Páscoa, a Fada do Dente e o Sandman (responsável pelos sonhos das crianças), que juntos formam um grupo de guardiões das crianças.

Todos eles mantêm as lendas e as crenças vivas nas crianças até que o Breu, também conhecido como bicho-papão, tenta espalhar o medo e a escuridão por todo o mundo, fazendo todas as crianças pararem de acreditar nos guardiões. Então, Jack Frost, um jovem invisível que controla o inverno, é indicado para se tornar um guardião e ajudar no combate ao Breu e, nesse meio tempo, ele acaba descobrindo muita coisa sobre sua emocionante história.

13. Ressurreição

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)

Clavius, interpretado por Joseph Fiennesm, um poderoso centurião romano agnóstico e cético, e seu assessor Lucius, Tom Felton, são enviados por Pôncio Pilatos para resolver o mistério sobre o que aconteceu com Jesus nas semanas após a crucificação. O objetivo é refutar os temores de um messias ressuscitado e prevenir uma revolta iminente.

14. Chocolate

(Miramax/Reprodução)(Miramax/Reprodução)

Nesse filme, uma vila tradicional da França é abalada após uma mulher extravagante e sua filha se mudarem para lá e abrirem uma loja de chocolates em frente à igreja local. Seu armazém se contrasta muito com a época da Quaresma, na qual os moradores se privam de indulgências. 

15. Barrados no Shopping

(Gramercy Pictures/Reprodução)(Gramercy Pictures/Reprodução)

Em um dos filmes de Kevin Smith, Brodie e T. S. decidem ir ao shopping ao serem abandonados por suas namoradas no mesmo dia. Antes do fim do dia, eles encontram vários personagens excêntricos, como o Coelho da Páscoa do shopping, fazem carinho nos animais do petshop e armam um plano para reatar com suas amadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.