11 filmes que abordam histórias de pessoas trans

3 min de leitura
Imagem de: 11 filmes que abordam histórias de pessoas trans
Imagem: Duplass Brothers Productions/Reprodução

Ao longo do século passado, Hollywood cresceu muito na expansão de sua diversidade em tela, especialmente na representação da comunidade LGBTQIA+.

A indústria do entretenimento tem muitas raízes homofóbicas e transfóbicas. Contudo, filmes e séries de televisão centrados em pessoas transexuais ajudaram Hollywood a fazer avanços no sentido da representação do grupo.

Em homenagem ao Dia Internacional da Visibilidade Transgênero, celebrado neste 31 de março, confira 11 filmes sobre a temática que você deveria assistir.

1. Tangerine

(Duplass Brothers Productions/Reprodução)(Duplass Brothers Productions/Reprodução)Fonte:  Duplass Brothers Productions 

Filmado inteiramente em um iPhone 5, esta comédia segue uma mulher transgênero que trabalha na indústria do sexo nas margens de Los Angeles enquanto tenta rastrear um cafetão que a rejeitou. Estrelado por Kitana Kiki Rodriguez, uma atriz transgênero que era uma trabalhadora do sexo, e Mya Taylor, que também se identifica como trans, Tangerine foi muito bem recebido tanto pela crítica quanto pelos telespectadores.

2. Tudo Sobre Minha Mãe

(Renn Productions/Reprodução)(Renn Productions/Reprodução)Fonte:  Renn Prodctions 

Ambientado na Espanha na década de 1980, no auge da crise de AIDS naquele país, Tudo Sobre Minha Mãe, um dos filmes mais notáveis de Pedro Almodóvar, apresenta com destaque as histórias de transgêneros de personagens visíveis e invisíveis.

3. The Trans List

(HBO Max/Reprodução)(HBO Max/Reprodução)Fonte:  HBO 

The Trans List é um documentário que traça o perfil de 11 pessoas que se identificam como transexuais e/ou não-binárias, permitindo-as que contem suas próprias histórias. Do mesmo estilo, o produtor do filme, Timothy Greenfield-Sanders, tem outros projetos semelhando que traçam o perfil de comunidades marginalizadas, como The Black List, The Latino List e The Out List.

4. Free CeCe!

(Jac Gares/Reprodução)(Jac Gares/Reprodução)Fonte:  Jac Gares 

Depois de ser atacada fora de um bar por um homem heterossexual, Chrishaun Reed “CeCe” McDonald, uma mulher trans afro-americana, se defendeu com uma tesoura - matando o agressor e sendo acusada de homicídio culposo. O caso dela recebeu atenção nacional, depois que McDonald foi alojada em duas prisões masculinas separadas. Este documentário reúne o complexo de prisões industriais da América e seus maus tratos às populações não-binárias.

5. Mala Mala

(Moxie Pictures/Reprodução)(Moxie Pictures/Reprodução)Fonte:  Moxie Pictures 

Vencedor do prêmio do público para documentário no Festival de Cinema de Tribeca, Mala Mala conta a história de três pessoas não-binárias que vivem e trabalham em Porto Rico.

6. A Place in the Middle

(PBS/Reprodução)(PBS/Reprodução)Fonte:  PBS 

Este pequeno documentário sobre uma trupe de hula havaiana enfoca um jovem dançarino que se identifica como homem e mulher e o professor que os ajudou a abraçar essa identidade.

7. Beautiful Darling

(JJay Productions/Reprodução)(JJay Productions/Reprodução)Fonte:  JJay Productions 

Beautiful Darling é um documentário que conta a história quase totalmente desconhecida de Candy Darling, uma estrela de cinema transexual dos anos 1960 e amiga íntima do artista Andy Warhol.

8. Paris Is Burning

(BBC/Reprodução)(BBC/Reprodução)Fonte:  BBC 

Este documentário leva o espectador à Nova York dos anos 80 para vivenciar a cultura dos bailes de drag. Seguindo gays negros e hispânicos, bem como mulheres transgêneros e drag queens competindo em batalhas da dança da moda, o filme abre a discussão sobre homofobia, transfobia e racismo que a comunidade enfrenta diariamente. Paris Is Burning também é a inspiração para a série Pose.

9. Boy Meets Girl

(Wolfe Video/Reprodução)(Wolfe Video/Reprodução)Fonte:  Wolfe Video 

Ricky (Michelle Hendley), uma mulher transgênero e barista de uma pequena cidade, sonha com uma vida melhor como designer de moda em Nova York. Com seu melhor amigo Robby (Michael Welch) ao seu lado, ela também espera experimentar seu primeiro amor quando conhecer Francesca (Alexandra Turshen). Os dois desenvolvem um relacionamento próximo, apesar do noivo da moça.

10. Revelação

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)Fonte:  Netflix 

Produzido pela atriz transgênero, ativista e ícone Laverne Cox, o documentário Revelação analisa a história da representação transgênero na mídia desde a concepção de Hollywood até os dias atuais. Por meio de entrevistas pessoais de várias pessoas trans e não-binárias do setor, o filme ajuda o público a entender por que muitas representações do grupo na mídia em anos anteriores foram extremamente prejudiciais. O documentário dá uma mensagem de esperança sobre como a representação de pessoas trans na tela pode ser vista no futuro.

11. Transfinite

Composto por sete contos, este filme independente de ficção científica, dirigido pelo cineasta não-binário Neelu Bhuman, segue personagens trans e queer sobrenaturais de diferentes culturas enquanto usam seus poderes mágicos recém-desbloqueados para proteger, amar, ensinar, lutar e prosperar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.