Liga da Justiça: por que Zack Snyder utilizou o formato 4:3?

2 min de leitura
Imagem de: Liga da Justiça: por que Zack Snyder utilizou o formato 4:3?
Imagem: DC/Reprodução

A Liga da Justiça de Zack Snyder estreou na HBO Max e em outras plataformas no Brasil no dia 18 de março. No entanto, uma coisa parecia incomum na tela: as barras pretas nas laterais configuram a proporção 4:3 que o diretor decidiu implementar em sua versão.

Um aviso no início do filme diz aos espectadores que a HBO Max está apresentando a imagem nessa proporção para “preservar a integridade da visão criativa de Zack Snyder”. E sim, Snyder filmou a produção intencionalmente com essa proporção em mente.

A apresentação, que funciona extremamente bem em uma tela IMAX, oferece imagens mais altas que capturam mais a parte superior e inferior de uma cena, enquanto reduz as laterais. É quase como um quadrado (que seria uma proporção equilibrada de 4:4) e, de acordo com Fabian Wagner, o diretor de fotografia do filme, essa foi uma decisão consciente do diretor desde o início.

Em uma entrevista ao CinemaBlend, Wagner disse: “Acho que devemos respeitar cada cineasta, bem como a escolha e opinião de cada um. Quando tive minha primeira reunião com Zack sobre Liga da Justiça, antes mesmo de ele me oferecer o emprego, ele mencionou o formato e disse que adoraria fazer algo nessa proporção. É um formato que foi muito usado nos anos 1950 e 1960, mas eu sempre adorei a ideia, porque agora estamos muito acostumados a ver aqueles filmes de Hollywood nessa proporção de tela widescreen, e muitos deles parecem iguais. Então, quando Zack veio até mim e mencionou essa ideia, eu pensei que isso poderia ser incrível”.

(DC Films/Reprodução)(DC Films/Reprodução)Fonte:  DC Films 

Em um momento ideal, os fãs de DC estariam se aglomerando nos cinemas IMAX para assistir à versão de quatro horas do filme, nos quais a proporção de aspecto escolhida para o Snyder Cut se encaixaria perfeitamente.

Ainda assim, a HBO Max não alterou as imagens de Snyder para se encaixar no molde dos aparelhos de televisão ou computador das pessoas.

O diretor falou, em uma entrevista, que há uma razão narrativa por trás da decisão de filmar na proporção de 4:3. Ele explicou que, em Homem de Aço, a narrativa era completamente horizontal. Já em Batman vs. Superman, era ligeiramente horizontal e vertical. Agora, em Liga da Justiça, ele quis pender para o vertical.

O diretor completou: “E eu acho que é tudo sobre (e a história é sobre) levantar-se, encontrar-se e tornar-se completo. E eu acho que é isso que a relação de aspecto também está tentando fazer”.

Liga da Justiça: Snyder Cut pode ser alugado pelos fãs brasileiros por meio de diversas plataformas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.