Inimigos do Batman: conheça os adversários do super-herói

3 min de leitura
Imagem de: Inimigos do Batman: conheça os adversários do super-herói
Imagem: Aficionados

Há anos o Batman surge pelas ruas de Gotham City protegendo a cidade das mais diversas ameaças, desde ações realizadas por pequenos grupos até confrontos com inimigos que acabam dando um pouco mais de trabalho. Muitos deles já foram retratados em filmes e certamente figuram na lista de principais adversários do Homem-Morcego.

Nesta relação você confere alguns dos principais inimigos que o detetive colecionou ao longo de anos de combates — e esta lista traz nomes que dão a certeza de que muitas vezes apenas a inteligência e o bom preparo são o bastante para garantir um confronto justo, ainda que o cenário não se mostre muito favorável.

Coringa

(Fonte: Warner Bros./Divulgação)(Fonte: Warner Bros./Divulgação)Fonte:  Warner Bros. 

Certamente um dos mais lembrados por muitos e que inclusive chegou a estrelar um filme contando sua origem. Na versão mais aceita pelos fãs (apresentada nos quadrinhos Batman: A Piada Mortal), ele é um funcionário da Indústria Química ACE que deixa o emprego com o intuito de se tornar comediante — algo que não dá muito certo.

Como tem uma esposa grávida para sustentar, acaba se envolvendo com o crime se passando por Capuz Vermelho e tentando realizar um assalto em uma fábrica de baralhos. O plano dá errado e ele, acuado por Batman, pula em um tonel de produtos químicos. Ao sair de lá, está com a pele branca, os cabelos verdes e fora de suas faculdades mentais.

Apesar de não ser o inimigo mais forte fisicamente falando, é capaz de deixar marcas profundas no herói, como quando aleija Bárbara Gordon (a filha do comissário Gordon, que atendia como Batgirl e se torna a Oráculo após ir para a cadeira de rodas) e assassina Jason Todd, o segundo Robin.

Pinguim

(Fonte: Warner Bros./Divulgação)(Fonte: Warner Bros./Divulgação)Fonte:  Warner Bros. 

Pinguim é o codinome criminoso de Oswald Chesterfield Cobblepot, que teve uma infância cheia de traumas. Após perder o pai por conta de uma broncopneumonia, a mãe não permite que saia de casa sem carregar um guarda-chuva, mesmo em dias de sol. Isso faz que ele acabe sofrendo com provocações de outros garotos, o que lhe rende o apelido "Pinguim" por conta de seu excesso de peso e de seu nariz fino.

Em sua vida criminosa, usa pássaros e guarda-chuvas adaptados com armas na tentativa de deter seu maior inimigo, mas Batman acaba usando a vaidade de seu rival como um de seus trunfos na hora de derrotá-lo em combate.

Mulher-Gato

(Fonte: Warner Bros./Divulgação)(Fonte: Warner Bros./Divulgação)Fonte:  Warner Bros. 

Selina Kyle morou em um orfanato após a morte dos pais, mas sempre se considerou independente para aceitar regras. Para ter um pouco mais de liberdade, aprende como desligar os alarmes para ir ao telhado do local todas as noites e pouco tempo depois descobre que a diretora da instituição está desviando dinheiro. Ao tentar usar esse dado para chantageá-la, é presa em um saco de lixo e jogada no rio para morrer, mas sobrevive.

Uma vez de volta à vida, faz a diretora do lugar apagar seus registros dos computadores e passa a ter uma vida de crimes e até mesmo prostituição. É nesse período que conhece Batman, o que a leva a tecer um traje parecido com o do herói e adotar o nome Mulher-Gato — iniciando assim um relacionamento que ora a coloca como vilã do Morcegão e ora como aliada quando têm um inimigo em comum.

Charada

(Fonte: DC Comics/Divulgação)(Fonte: DC Comics/Divulgação)Fonte:  DC Comics 

Confirmado como um dos vilões do próximo filme do Homem-Morcego, Charada, como o próprio nome dá a entender, é um inimigo que gosta de brincar com enigmas, os quais envia para polícia indicando seu futuro crime e que geralmente são desvendados com a ajuda de Batman.

Seu verdadeiro nome é Edward Nashton, e, diferente de outros oponentes do vigilante de Gotham, acaba usando bem mais seu cérebro na hora de causar algumas encrencas na cidade. Seu talento inclusive o leva a deduzir a identidade real do morcego mascarado, mas sua obsessão por enigmas faz que ele não revele esse dado a ninguém (como o próprio Batman explica, “qual é a graça de uma charada que todo mundo sabe qual é a resposta?”).

E aí, qual é seu vilão favorito do universo Batman? Deixe sua mensagem nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.