Disney+: Peter Pan e Dumbo ficam indisponíveis para crianças

1 min de leitura
Imagem de: Disney+: Peter Pan e Dumbo ficam indisponíveis para crianças
Imagem: Disney/Divulgação
Avatar do autor

A Disney+ restringiu acesso de perfis infantis a alguns dos títulos mais famosos do estúdio. Filmes como Peter Pan, Dumbo, Aristogatos e A Família Robinson foram retirados do catálogo acessado por crianças.

A Disney justificou a decisão explicando que os filmes fazem representações negativas de outras culturas e retratam estereótipos desatualizados de minorias étnicas. A restrição faz parte de uma série de iniciativas da empresa para garantir que o serviço seja mais inclusivo e representativo.

Na página de Central de Ajuda do streaming, a empresa explica que "títulos com um aviso de conteúdo relacionado a representações negativas e/ou maus-tratos de pessoas ou culturas” foram excluídos para todos os usuários que utilizam o Perfil Infantil.

É importante ressaltar que os perfis adultos ainda podem acessar o conteúdo removido, mas os títulos contam com o aviso de que o longa possui representações negativas de grupos minoritários. “Esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora. Em vez de remover o conteúdo, queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo".

O aviso encaminha o usuário para a página Stories Matters, que explica porque os conteúdos são sensíveis.

Mudanças

A Warner Bros. também decidiu tomar uma iniciativa em relação aos personagens mais "problemáticos" de suas narrativas infantis. Pepe Le Pew não fará parte do filme Space Jam: Um Novo Legado, sequência de Space Jam, lançado há 25 anos.

O personagem é um gambá que fica atrás da gatinha Penélope e aparece diversas vezes perseguindo e fazendo investidas "amorosas" sem consentimento. O estúdio decidiu encerrar as aparições de Pepe Le Pew por seu comportamento machista e, segundo a empresa, por normalizar a cultura do estupro nos desenhos Looney Tunes.

Disney+: Peter Pan e Dumbo ficam indisponíveis para crianças