Filmes com não atores interpretando a si mesmos

3 min de leitura
Imagem de: Filmes com não atores interpretando a si mesmos
Imagem: IMDb/Reprodução

Com as vitórias no Globo de Ouro e no Critics Choice Awards, Nomadland se torna o favorito para receber a principal estatueta do Oscar. O filme de Chloé Zhao vem sendo elogiado desde a estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto, e parte desse sucesso se deve à decisão da diretora de usar um elenco de não atores. Com isso, o filme se torna mais real, assumindo uma aparência quase documental.

Zhao já havia feito isso em Domando o Destino, sua produção anterior, que conta com Brady Jandreau em seu único papel para o cinema até hoje. O longa narra a história de um jovem que vê seu futuro nos rodeios acabar após sofrer um grave acidente.

A seguir, veja outros nove filmes que contam com não atores que apareceram em filmes interpretando a si mesmos.

Bom Comportamento (2017) — Eric Paykert

Em Bom Comportamento, Robert Pattinson vive um assaltante que precisa encontrar um jeito de tirar o irmão da cadeia. No começo do filme, ele conversa com um agente de fiança que pede US$ 10 mil para libertá-lo, e assim começa a jornada. Originalmente, quem seria o responsável pelo papel era Eric Roberts (que interpretou Maroni em Batman: O Cavaleiro das Trevas), porém os irmãos Safdie não gostaram do desempenho do ator e colocaram o próprio Eric Paykert — cuja agência de fiança já estava sendo usada para a cena — interpretando a si mesmo no filme.

Missão: Impossível — Efeito Fallout (2018) — Wolf Blitzer

Missão: Impossível — Efeito Fallout não foi a primeira vez que o âncora da CNN Wolf Blitzer apareceu interpretando a si mesmo, mas, além de ser a mais recente, foi a que mais teve importância narrativa para a trama. No filme, ele lê um manifesto de um terrorista para convencer um cientista a revelar informações sobre seu paradeiro. Antes disso, Blitzer apareceu em Os Candidatos, 007 — Operação Skyfall, Jogo do Dinheiro e na série House of Cards.

O Som do Silêncio (2020) — Shaheem Sanchez

Outro filme que tem se destacado nesta temporada de premiações, O Som do Silêncio coloca Riz Ahmed no papel de um baterista de rock que perde a audição e começa passar o tempo com outras pessoas surdas. Uma delas é o bailarino Shaheem Sanchez, que atua pela primeira vez em um longa-metragem como um personagem também chamado Shaheem.

O Diário de Bridget Jones (2001) — Salman Rushdie

Helen Fielding é a autora do livro O Diário de Bridget Jones. Ela também foi uma das roteiristas do filme, e partiu dela a ideia de trazer Salman Rushdie para o longa. Na cena, o ensaísta e também escritor aparece conversando sobre um livro durante o evento de  lançamento. Jones se junta ao círculo, mas ao ser questionada disfarça dando risada e perguntando onde fica o banheiro.

De Volta às Aulas (1986) — Kurt Vonnegut

No clássico De Volta às Aulas, o escritor de ficção científica Kurt Vonnegut tem uma breve participação quando aparece e diz sua única fala: “Olá, sou Kurt Vonnegut. Estou procurando Thornton Melon”. Na trama, Thornton decide se juntar ao filho Jason (Keith Gordon) na faculdade, mas descobre que gosta muito mais de festas do que de estudar; ele precisa escrever um artigo sobre Vonnegut para tentar conquistar a professora de Literatura, e para isso contrata o próprio Vonnegut. Em 1996, Gordon dirigiu o filme Vítima do Passado, uma adaptação do romance O Espião Americano, de Vonnegut.

Fogo no Céu (1993) — Travis Walton

Tecnicamente, Travis Walton não interpreta a si mesmo no filme, e sim um morador da cidade, mas, como ele é o protagonista da história contada, merece ser citado. O filme trata a suposta abdução de Walton, que teria sido testemunhada por colegas de trabalho. Ele fica desaparecido por alguns dias e aqueles que viram a cena chegam a ser acusados de assassinato, porém, Walton retorna à cidade com um comportamento estranho. No filme, o personagem é vivido por D. B. Sweeney.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) — Marshall McLuhan

No começo de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Annie Hall (Diane Keaton) e Alvy Singer (Woody Allen) estão em uma fila para entrar no cinema e ouvem uma conversa sobre o filósofo Marshall McLuhan. O personagem de Allen fica tão inconformado com as besteiras que decide trazer o próprio McLuhan para o debate. A cena foi originalmente escrita com o cineasta Federico Fellini, mas problemas de última hora obrigaram Allen a substituí-lo por McLuhan.

15h17: Trem Para Paris (2018) — Alek Skarlatos, Anthony Sadler e Spencer Stone

O filme de Clint Eastwood narra os eventos reais de um atentado terrorista em um trem na França. Na vida real, os veteranos da Guarda Nacional Alek Skarlatos, Anthony Sadler e Spencer Stone impedem que o ataque tenha consequências mais graves. E no filme também, já que Eastwood convidou os três soldados para os papéis deles mesmo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.