Eddie Murphy conta que parou de atuar devido ao Framboesa de Ouro

2 min de leitura
Imagem de: Eddie Murphy conta que parou de atuar devido ao Framboesa de Ouro
Imagem: IMDb/Reprodução
Avatar do autor

Eddie Murphy revelou que ganhar o Framboesa de Ouro foi um dos grandes motivos responsáveis por ficar anos longe das telonas. Em entrevista ao podcast WTF with Marc Maron, divulgado pelo site The Independent, o astro refletiu sobre a qualidade de seus trabalhos no final dos anos 1990 e nas primeiras décadas dos anos 2000, e decidiu que aquele era o momento de pausar temporariamente sua carreira.

O ator foi indicado 9 vezes à premiação paródia do Oscar, e saiu como “vencedor” em 3 situações: por seu trabalho em Norbit, uma Comédia de Peso, Pluto Nash e O Grande Dave. “Eu estava fazendo filmes merd*. Isso não foi legal. Eu recebia [as estatuetas do] Framboesa de Ouro como ‘o pior ator de todos os tempos’. Talvez era a hora de fazer uma pausa”, disse.

Sua fala está relacionada à cerimônia de 2010, na qual recebeu o prêmio especial de Pior Ator da Década. Desde esse “reconhecimento” e com o fim de produções já em andamento — como Roubo nas Alturas e As Mil Palavras —, Murphy ficou afastado por muitos anos, até um tímido retorno em 2016 no drama independente Mr. Church.

Eddie Murphy em Meu Nome é DolemiteEddie Murphy em Meu Nome é DolemiteFonte:  IMDb/Reprodução 

“Eu iria fazer uma pausa de apenas um ano, então, de repente, seis anos se passaram, e me encontro sentado no sofá, situação em que até poderia permanecer, mas eu não queria que a última coisa que fizesse fosse porcaria. Assim, o plano foi fazer Meu Nome é Dolemite, apresentar Saturday Night Live [ambos em 2019] e Um Príncipe em Nova York 2 [2021], e ver como seria a reação [da crítica]. Pelo menos eles saberão que eu ainda sou engraçado”, revelou.

Devido ao histórico com a premiação e por conta da sua ótima performance em Meu Nome é Dolemite, em 2019 os organizadores do evento lhe concederam uma estatueta para corrigir as nomeações passadas. Intitulada “Redenção do Framboesa”, a categoria reconhece o retorno de “artistas respeitados, após um fracasso comercial ou de crítica”.

Tendo em vista esse sucesso — que lhe rendeu indicação no Globo de Ouro por Melhor Ator em Comédia ou Musical — e por Um Príncipe em Nova York 2 — recentemente lançado no Amazon Prime Video e assistido por muitos usuários, segundo o serviço de streaming —, a carreira de Murphy voltou a ganhar foco.

Após as falhas que o levaram a se aposentar por um breve período, seu retorno promete render novas atrações. Além disso, ele deve continuar a fase de revisitar antigos papéis que consagraram sua carreira, como por exemplo no já anunciado Um Tira da Pesada 4, porém ainda sem previsão de estreia.

Eddie Murphy conta que parou de atuar devido ao Framboesa de Ouro