Eddie Murphy conta que parou de atuar devido ao Framboesa de Ouro

2 min de leitura
Imagem de: Eddie Murphy conta que parou de atuar devido ao Framboesa de Ouro
Imagem: IMDb/Reprodução

Eddie Murphy revelou que ganhar o Framboesa de Ouro foi um dos grandes motivos responsáveis por ficar anos longe das telonas. Em entrevista ao podcast WTF with Marc Maron, divulgado pelo site The Independent, o astro refletiu sobre a qualidade de seus trabalhos no final dos anos 1990 e nas primeiras décadas dos anos 2000, e decidiu que aquele era o momento de pausar temporariamente sua carreira.

O ator foi indicado 9 vezes à premiação paródia do Oscar, e saiu como “vencedor” em 3 situações: por seu trabalho em Norbit, uma Comédia de Peso, Pluto Nash e O Grande Dave. “Eu estava fazendo filmes merd*. Isso não foi legal. Eu recebia [as estatuetas do] Framboesa de Ouro como ‘o pior ator de todos os tempos’. Talvez era a hora de fazer uma pausa”, disse.

Sua fala está relacionada à cerimônia de 2010, na qual recebeu o prêmio especial de Pior Ator da Década. Desde esse “reconhecimento” e com o fim de produções já em andamento — como Roubo nas Alturas e As Mil Palavras —, Murphy ficou afastado por muitos anos, até um tímido retorno em 2016 no drama independente Mr. Church.

Eddie Murphy em Meu Nome é DolemiteEddie Murphy em Meu Nome é DolemiteFonte:  IMDb/Reprodução 

“Eu iria fazer uma pausa de apenas um ano, então, de repente, seis anos se passaram, e me encontro sentado no sofá, situação em que até poderia permanecer, mas eu não queria que a última coisa que fizesse fosse porcaria. Assim, o plano foi fazer Meu Nome é Dolemite, apresentar Saturday Night Live [ambos em 2019] e Um Príncipe em Nova York 2 [2021], e ver como seria a reação [da crítica]. Pelo menos eles saberão que eu ainda sou engraçado”, revelou.

Devido ao histórico com a premiação e por conta da sua ótima performance em Meu Nome é Dolemite, em 2019 os organizadores do evento lhe concederam uma estatueta para corrigir as nomeações passadas. Intitulada “Redenção do Framboesa”, a categoria reconhece o retorno de “artistas respeitados, após um fracasso comercial ou de crítica”.

Tendo em vista esse sucesso — que lhe rendeu indicação no Globo de Ouro por Melhor Ator em Comédia ou Musical — e por Um Príncipe em Nova York 2 — recentemente lançado no Amazon Prime Video e assistido por muitos usuários, segundo o serviço de streaming —, a carreira de Murphy voltou a ganhar foco.

Após as falhas que o levaram a se aposentar por um breve período, seu retorno promete render novas atrações. Além disso, ele deve continuar a fase de revisitar antigos papéis que consagraram sua carreira, como por exemplo no já anunciado Um Tira da Pesada 4, porém ainda sem previsão de estreia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.