I’m Your Man: o que os críticos estão dizendo da ficção científica

1 min de leitura
Imagem de: I’m Your Man: o que os críticos estão dizendo da ficção científica
Imagem: IMDB/Divulgação

I’m Your Man, dramédia escrita e dirigida por Maria Schrader (Nada Ortodoxa), fez sua estreia no Berlin Film Festival nesta segunda-feira (1). Logo, o filme conquistou 80% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes.

Na trama, a cientista Alma (Maren Eggert) participa de um estudo extraordinário: a criação de um robô humanoide com inteligência artificial para ser o parceiro perfeito. Então, ela conhece Tom (Dan Stevens), uma máquina criada perfeitamente para fazê-la feliz.

Tom (Dan Stevens) é o robô criado para ser o homem perfeito para Alma (Maren Eggert).Tom (Dan Stevens) é o robô criado para ser o homem perfeito para Alma (Maren Eggert).Fonte:  IMDB/Divulgação 

De acordo com a crítica, I’m Your Man é um conto cômico-trágico que explora questões sobre o amor e o que faz uma pessoa ser um humano. Assim, a produção é uma mistura de comédia romântica com elementos de ficção científica.

Comparado com Ela (2013) e Ex Machina (2014), o longa alemão apresenta uma trama que não se perde na própria complexidade. Mais do que isso, a diretora consegue despertar o interesse e a empatia do público.

“O cenário promete uma comédia romântica de alto conceito, mas a execução é um quadro imensamente agradável. Schrader vai um pouco mais fundo, tocando na filosofia, na ética sócio-sexual e na relação da humanidade com a tecnologia”, elogia Wendy Ide, crítica do Screen International.

I’m Your Man não coloca o robô em seu centro, mas esse também é o ponto: ele não é uma espécie de homenagem às perspectivas de atração cibernética, mas sim uma meditação sobre a solidão e o desejo”, classifica Eric Kohn do IndieWire.

Os atores Maren Eggert e Dan Stevens ao lado da diretora Maria Schrader.Os atores Maren Eggert e Dan Stevens ao lado da diretora Maria Schrader.Fonte:  IMDB/Divulgação 

Pontos negativos

Apesar da boa recepção entre os críticos que compartilharam suas opiniões no Rotten Tomatoes, também há aqueles que não se encantaram com I’m Your Man. Esse é o caso de Caitlin Quinlan do Little White Lies.

“Os dois atores combinam bem, porém o filme carece de espaço e imaginação para levar seus personagens a qualquer lugar mais interessante”, destaca a crítica de cinema que julgou a produção como fraca.

Como dito, I’m Your Man fez sua estreia no Berlin Film Festival, evento que acontece virtualmente até o próximo dia 5 de março. Por enquanto, não há previsão de lançamento do filme fora da Europa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.