O que os críticos estão falando de 'Tom & Jerry: O Filme'

3 min de leitura
Imagem de: O que os críticos estão falando de 'Tom & Jerry: O Filme'
Imagem: IMDb/Reprodução
Avatar do autor

Tom & Jerry: O Filme é nova mistura de animação com live-action da Warner. O filme já estreou nos cinemas no início de fevereiro e nesta sexta-feira (26) chegou ao catálogo do HBO Max.

Abaixo nós apresentamos algumas das principais críticas sobre o filme, destacando os pontos positivos e negativos do filme dirigido por Tim Story (Policial em Apuros 2) e roteirizado por Kevin Costello (As Aventuras de Brigsby Bear).

Filme mistura live-action com animação.Filme mistura live-action com animação.Fonte:  IMDb/Reprodução 

THR - John DeFore

Com apenas um pouco de sombreamento para adicionar profundidade, os animadores encontram um equilíbrio justo entre CGI e o cartoon de Tom, Jerry e dos outros animais do filme — como colocar uma mochila minúscula e de aparência real em Jerry ou molhar o pelo de Tom na chuva. Mas, desde o início, a abordagem visual geral do filme não os favorece. Na cena em que Tom e Jerry se encontram pela primeira vez, enquanto o gato toca o piano em um parque, os figurantes ficam em um grupo olhando para o espaço vazio enquanto uma ação pouco convincente se desenrola. Mais tarde, a primeira grande cena de luta da dupla destrói um quarto de hotel: a tangibilidade do caos pode divertir os espectadores mais jovens, mas a desconexão entre live-action e animação faz com que um público mais experiente sinta saudades de Uma Cilada para Roger Rabbit.

Variety - Peter Debruge

Tom & Jerry resiste à tentação de redesenhar seus personagens-título, embora recebam alguns ajustes sutis. A equipe do Warner Animation Group eliminou as grossas linhas pretas que os faziam parecer "desenhos animados" e adicionou sombreamento aqui e ali para dar a eles um pouco de dimensão. Mas eles continuam sendo o Tom e Jerry que sempre conhecemos, até a decisão de mantê-los em silêncio. Parece que Tim Story pode ter sido pressionado para que Tom e Jerry façam as pazes no final, mas fique tranquilo, se o filme for bem o suficiente, eles vão voltar a brigar um contra o outro no futuro.

The Wrap - Alonso Duralde

Pode-se apontar as mudanças nas regras do filme em relação às leis da física, mas Tom & Jerry certamente não se importa com esses detalhes, então por que nós deveríamos? Em vez disso, podemos nos apegar com o talentoso elenco humano, que provavelmente se inspirou em Uma Cilada para Roger Rabbit. Porém, é importante destacar que ao mesmo tempo que Tom & Jerry faz sua estreia no HBO Max, o serviço de streaming oferece mais de 70 curtas animados dos personagens, em sua versão clássica. Qualquer dúzia aleatória deles seria um tempo melhor gasto para espectadores de todas as idades do que 100 minutos desta catástrofe do século XXI.

IGN - Matt Fowler

O diretor Tim Story tem alguns elementos interessantes aqui, enchendo o filme com músicas de lendas do hip hop clássico, mas o resultado final é uma mistura de boas intenções, momentos esporádicos e uma utilização imperfeita dos personagens principais. Tom & Jerry é um bom filme para a família, com um elenco legal, uma trilha sonora brilhante e diversão ocasional. É uma pena que Tom e Jerry muitas vezes se sintam como se estivessem em segundo plano em seu próprio filme e que não houvesse muito mais a fazer além de servir à história dos outros personagens.

Omelete - Julia Sabbaga

Michael Peña, um dos atores mais carismáticos da atualidade, tinha tudo para ser o herói da trama, mas fica apagado em um papel sem sal. Isso acontece porque nossa protagonista humana precisa salvar o dia e se redimir para que o filme complete seu arco. Havia também um potencial de introduzir crianças a uma sonoridade mais clássica, algo que sempre embalou o desenho, e por mais que o longa tenha sim uma trilha sonora referencial ao original, ele prioriza baladas pop. Mas isso fica em segundo plano porque o que importa é que as pequenas crianças vão se animar com as pombas dançantes, e com as diversas artimanhas dos dois protagonistas, muitas das quais recriam fielmente momentos icônicos do desenho.

O que os críticos estão falando de 'Tom & Jerry: O Filme'