Globo de Ouro faz história ao nomear três mulheres diretoras

1 min de leitura
Imagem de: Globo de Ouro faz história ao nomear três mulheres diretoras
Imagem: Variety/Reprodução
Avatar do autor

Apesar do número reduzido de filmes lançados, a primeira cerimônia que irá premiar a produção cinematográfica de 2020 já fez história. Nesta quarta-feira (03) a Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood apresentou os indicados ao Globo de Ouro 2021. E o principal destaque ficou na categoria de Melhor Direção.

Depois de excluir as mulheres da categoria nos últimos seis anos — motivando a crítica de Natalie Portman em 2018 —, o órgão de votação por trás da premiação anual indicou três mulheres. Chloe Zhao por Nomadland, Emerald Fennell por Promising Young Woman e Regina King por Uma Noite em Miami.... Elas vão disputar o prêmio com David Fincher por Mank e Aaron Sorkin por Os 7 de Chicago.

Barbra Streisand levou o Globo de Ouro de 1984 por seu trabalho na direção de 'Yentl'Barbra Streisand levou o Globo de Ouro de 1984 por seu trabalho na direção de 'Yentl'Fonte:  IMDb/Reprodução 

É a primeira vez na história que mais de uma mulher foi nomeada na categoria de Melhor Direção no Globo de Ouro. Antes deste ano, apenas cinco diretoras foram indicadas desde que a primeira cerimônia foi realizada em 1944. São elas Barbra Streisand (em 1984 para Yentl e em 1991 para O Príncipe das Marés), Jane Campion (em 1994 para O Piano), Sofia Coppola (em 2004 para Encontros e Desencontros), Kathryn Bigelow (em 2010 para Guerra ao Terror e 2013 para A Hora Mais Escura), e Ava DuVernay (em 2015 para Selma: Uma Luta Pela Igualdade).

Além disso, esta edição também tem a primeira mulher de ascendência asiática a ser indicada por seu trabalho como diretora. Zhao pode receber o prêmio por seu elogiado longa estrelado por Frances McDormand. Já King é a segunda mulher negra a ser indicada (a primeira foi Ava DuVernay).

A cerimônia do Globo de Ouro acontece em 28 de fevereiro.

Fontes

Globo de Ouro faz história ao nomear três mulheres diretoras