Google lança 5 atividades interativas em arte baseadas em IA

2 min de leitura
Imagem de: Google lança 5 atividades interativas em arte baseadas em IA
Imagem: Google/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

É questionável se máquinas podem produzir arte mas, a cada virada de estação, o Google Experiences mostra o quão próximo a inteligência artificial pode nos levar dela: a plataforma acaba de disponibilizar cinco novas experiências interativas (em inglês, mas fáceis de entender e aproveitar). Confira:

Fazer e ver arte

Color Hunt

O Art Palette é conhecido de quem já é fã da plataforma de arte & cultura da Google: o algoritmo identifica de três a seis cores dominantes de quadros a roupas e as decompõe em paletas. No Color Hunt, ele orienta você a mudar as cores originais de obras de arte, criando uma paleta pra chamar de sua.

Draw to Art: Shape edition

Ainda no território das artes plásticas, essa atividade usa aprendizado de máquina para procurar, baseado nos esboços que você faz, pinturas, desenhos e esculturas que tenham formas semelhantes, tornando possível descobrir que um triângulo, por exemplo, pode ser a base para a distribuição de personagens em um quadro, ou um círculo é o centro de atenção de um desenho.

A experiência foi criada a partir da colaboração entre dois laboratórios de IA do Google (o Google Creative Lab London e o Google Arts & Culture Lab em Paris).

Assisted Melody

Para esse experimento, a IA foi treinada nas cantatas de coral de Johann Sebastian Bach, harmonizando melodias curtas com o estilo do mestre barroco. Quem se arriscar a compor em uma partitura virtual pode deixar o arranjo à la Bach por conta da Google.

Hopper The Penguin Explorer

Viajar pelo mundo sem sair da sua casa é a proposta dessa experiência, que terá como guia o pinguim Hopper. Para passear por qualquer lugar do planeta, basta escolher o destino, arrastar a figura do Hopper até o lugar e sair atrás dele. A plataforma ainda permite que você tire fotos com o pinguim, além de marcar no mapa toda a viagem.

An Ocean of Books

Se a viagem que você prefere fazer é aquela que começa em um livro, esse experimento foi feito pra você. Nesse mapa criado via aprendizado de máquina com base em um universo de cem mil autores e 140 mil livros, foi possível transformar cada escritor em uma ilha e cada livro, em uma cidade.

Parceria entre IA e arte

Desde 2012, o Google faz parcerias com artistas e criadores de diversas áreas, usando inteligência artificial e realidade aumentada em áreas como poesia, artes plásticas, dança, moda e até mesmo perfumaria. São 18 coleções com 1.562 experimentos, que podem ser vivenciados em PCs (g.co/artgames) ou pelo celular, via aplicativo Google Arts & Culture (iOS e Android).

Imagem: Smart Speaker Google Home Mini
Imagem: Tecmundo Recomenda

Smart Speaker Google Home Mini

Vem equipado de som estéreo de qualidade e de 2 microfones. Possui Google Assistente integrado, funcionalidades como controle remoto de aparelhos inteligentes e muito mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.