Gesto ofensivo é retirado de Call of Duty: Modern Warfare e Warzone

1 min de leitura
Imagem de: Gesto ofensivo é retirado de Call of Duty: Modern Warfare e Warzone
Imagem: (Infinity Ward/Activision/Reprodução)
Avatar do autor

As desenvolvedoras Infinity Ward e a Activision removeram, secretamente e sem aviso prévio, um gesto considerado ofensivo de Call of Duty: Modern Warfare e também de Call of Duty: Warzone em todas as plataformas em que os jogos foram disponibilizados.

Embora não tenham confirmado a ação de forma oficial, o gesto não pode mais ser visto no jogo, conforme apontaram alguns dos usuários que o acessaram após a atualização ocorrida no mês passado. A informação foi compartilhada por meio de fóruns online.

(Infinity Ward/Activision/Reprodução)(Infinity Ward/Activision/Reprodução)Fonte:  Infinity Ward/Activision 

O gesto de OK, feito com a mão, que durante muito tempo foi relacionado a algo bom, de forma corriqueira, agora tem uma certa ligação com movimentos de ódio. Ele é apontado como um símbolo que denota à supremacia branca, conforme apurou no ano passado a Liga Anti-Difamação (ADL), organização que investiga crimes de ódio nos Estados Unidos.

Ainda segundo a ADL, no entanto, as pessoas devem tomar um certo cuidado ao tirar conclusões que podem ser precipitadas sobre a verdadeira intenção do uso do gesto por parte de alguma pessoa. Em Call of Duty, o sómbolo podia ser visto e utilizado na forma de emoji, durante a comunicação entre os jogadores, por exemplo.

A conotação ofensiva teria partido do fórum online 4Chan, no qual seus participantes o aplaudiam como um símbolo oficial do "poder branco". A partir de então, foi usado e difundido por movimentos ligados à extrema-direita.

O gesto, entretanto, não é original ou exclusivo de Modern Warfare, mas está presente no jogo assim como em Warzone, desde o início de 2020. Embora não seja tão popular quanto um joinha, alguns jogadores reclamaram da ação repentina alegando que este símbolo é inocente e representa apenas um sinal afirmativo dentro do universo do jogo e que a moral dos desenvolvedores é questionável, já que outros aspectos ofensivos continuam presentes na narrativa.

Gesto ofensivo é retirado de Call of Duty: Modern Warfare e Warzone via Voxel

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Gesto ofensivo é retirado de Call of Duty: Modern Warfare e Warzone