Ex-engenheiro do PS5 explica jogos em 30 fps na nova geração

1 min de leitura
Imagem de: Ex-engenheiro do PS5 explica jogos em 30 fps na nova geração

O PS5 e o Xbox Series X chegarão ao mercado com hardware que suporta jogos em até 120 frames por segundo, mas desenvolvedoras como Ubisoft já confirmaram que trarão games rodando em 30 fps. Por meio do Twitter, o ex-engenheiro de software do console da Sony, Matt Hargett, explicou o motivo para o padrão ainda permanecer vivo na nova geração.

De acordo com Hargett, a adoção dos 30 quadros por segundo pode ser estética, para manter o jogo com um visual mais "fílmico". Porém, existem limitações técnicas nas TVs disponíveis no mercado atualmente que também acabam tornando o uso do padrão válido, mesmo que o hardware do PS5 e Xbox Series X suporte taxas de frames mais altas.

O ex-engenheiro de software da Sony explica que televisões mais baratas não conseguem exibir o HDR com clareza ao rodar conteúdos em 4K e 60 quadros por segundo. Com isso, alguns desenvolvedores podem adotar a resolução Ultra HD trabalhando em 30 Hz para garantir uma melhor qualidade de imagem em televisões de entrada.

Assassins Creed ValhallaAssassins Creed ValhallaFonte:  Ubisoft 

Entre os games que vão chegar aos consoles de nova geração com 30 frames por segundo e 4K está Assassin's Creed Valhalla. A Ubisoft confirmou que o título trará telas de carregamento rápidas e outros benefícios, mas não garantiu que o jogo rodará em 60 frames por segundo. A empresa não explicou os motivos para a limitação.

Mesmo assim, a tendência é que muitos jogos da próxima geração aproveitem ao máximo o hardware dos novos consoles. O jogo de corrida Dirt 5, que foi apresentado recentemente, já tem um modo com 120 frames por segundo confirmado no Xbox Series X.

Amanhã (11), a Sony realizará um evento focado em novos jogos do PS5, onde possivelmente veremos exclusivos para o console. Já a Microsoft deve continuar sua onda de eventos do Xbox Series X em julho, trazendo mais títulos que estão sendo produzidos pelos estúdios da companhia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.