Citra Emulator chega ao Android e permite rodar jogos de Nintendo 3DS

1 min de leitura
Imagem de: Citra Emulator chega ao Android e permite rodar jogos de Nintendo 3DS
Imagem: Divulgação

Jogar ROMs de títulos voltados ao 3DS, console portátil da Nintendo, em dispositivos Android agora é possível com uma nova opção de aplicativo lançada no Google Play. Estamos falando do Citra Emulator, que foi liberado em versão experimental gratuitamente.

Trata-se de uma das opções mais populares do gênero para PCs, e sua demora para chegar à plataforma mobile se deu à dedicação do time a vários projetos simultaneamente. Devido ao caráter de acesso antecipado, encontrar falhas e bugs pode fazer parte da experiência – sendo que ajustes serão desenvolvidos a partir do feedback dos usuários.

Entre os recursos disponibilizados, utilizar a câmera frontal como se fosse a do console, o teclado do sistema para inserir textos e o acelerômetro para realizar comandos nos jogos são alguns dos destaques.

Recomendações e pré-requisitos

De acordo com a descrição na loja, o emulador é compatível com centenas de jogos, oferece gráficos aprimorados e aceita gamepads externos. Entretanto, não é ofertado título algum junto à novidade, assim como quaisquer itens protegidos por leis de direitos autorais.

A empresa ressalta não ter ligação com a Nintendo e sugere o uso de games comprados por meios oficiais para se valer do lançamento. Além disso, os desenvolvedores do Citra lançaram funcionalidades adicionais para a versão premium, pedindo que seja adquirida por R$ 23,99 para auxiliar financeiramente aqueles que dedicaram centenas de horas de tempo livre para lançar o aplicativo.

Por fim, ele roda apenas em dispositivos Android 8.0 ou superiores e 64-bits que suportem no mínimo o OpenGL ES 3.2.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.