O que são Teraflops e qual seu papel na próxima geração de consoles?

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Imagem: Sony e Microsoft

Teraflops são a palavra da moda no vocabulário gamer desde que a Microsoft e a Sony começaram a revelar as especificações técnicas de seus novos consoles, o Xbox Series X e PlayStation 5. Como as máquinas só estão previstas para chegar às lojas no final de 2020, tudo que temos para compará-las por enquanto são os números revelados oficialmente.

Nas gerações passadas, era comum comparar os consoles por bits ou mesmo utilizando termos sem muito significado concreto abraçados pelos departamentos de marketing das desenvolvedoras, como o infame “blast processing” que o Mega Drive usava para ostentar uma superioridade inexistente sobre seu rival da época, o Super Nintendo.

A SEGA fez uma agressiva campanha de marketing contra a Nintendo nos anos 1990A SEGA fez uma agressiva campanha de marketing contra a Nintendo nos anos 1990Fonte:  Blog TecToy 

Comparar Teraflops certamente não é apenas um sensacionalismo barato como se gabar de ter “o dobro do mega poder”, como era mostrado em algumas caixinhas de jogos da SEGA. Inegavelmente o Xbox Series X largou na frente e ostenta um hardware bem mais parrudo que o PS5, embora os Teraflops sejam “apenas” uma parte do que dita a performance de um console. É importante lembrar que há outros elementos para se levar em conta na comparação direta entre máquinas.

Parte de um todo maior

Conforme os videogame evoluíram tecnicamente através das gerações, eles foram se aproximando cada vez mais dos computadores de mesa em seu hardware. Ou seja, não existe um único componente que dita como será a performance total da máquina, é preciso analisar o todo, pois o melhor desempenho em determinado aspecto pode vir ao custo do sacrifício de outro, e vice-versa. É tudo uma questão de foco na arquitetura das máquinas.

No caso do Xbox Series X e do PlayStation 5, ambos possuem similaridades como o uso de chips da AMD e RDNA de segunda geração, mas com propostas diferentes. Enquanto a Sony alardeou em sua conferência técnica apresentada pelo engenheiro do console Mark Cerny o uso de SSD para ter maior velocidade de carregamentos, a Microsoft tomou a dianteira da corrida de processamento e deve ter uma máquina substancialmente mais parruda graficamente.

Ou seja, são propostas diferenciadas: o PS5 terá um chip com 36 unidades de computação operando a até um pico de 2.23GHz, mas este é apenas o desempenho limite da máquina rodando em seu limite. O Xbox Series X se sai bem melhor, com 52 unidades computacionais rodando 1.825GHz estáveis. Mas onde exatamente entram os teraflops nessa brincadeira?

Mark Cerny revelou mais especificações técnicas do PS5 em uma palestra no canal oficial da SonyMark Cerny revelou mais especificações técnicas do PS5 em uma palestra no canal oficial da SonyFonte:  Sony 

Mas o que significa um Teraflop?

Os Teraflops são uma unidade de medida que serve para nos ajudar a entender e mensurar melhor a distância entre diferentes aparelhos. Os Flops são uma sigla para "Floating Point Operations Per Second", o que significa algo como “operações de pontos flutuantes por segundo”. Com essa contagem é possível medir o quão bem e rápido o hardware está operando, e é isso que os torna úteis como uma forma de benchmarking.

Nesse embate de videogames, a Microsoft dá um baile, pois seu chip ostenta 12.1 teraflops, enquanto o PS5 fica substancialmente abaixo, com 10.3. A pegadinha é que, como explicamos anteriormente, máquinas desse calibre fazem muito mais do que apenas ler os tais pontos flutuantes, então é possível que, mesmo com especificações técnicas inferiores nessa área, o PS5 consiga se destacar em outros aspectos para tentar compensar sua fraqueza, carregando jogos mais rápido via SSD.

O Xbox Series X leva a melhor na batalha dos TeraflopsO Xbox Series X leva a melhor na batalha dos TeraflopsFonte:  Microsoft 

As diferentes abordagens podem gerar resultados muito díspares dependendo da situação exigida pelos jogos. Lembra de como o SEGA Saturn era tecnicamente inferior ao PlayStation 1, mas mesmo assim tinha uma performance superior na hora de rodar ports de jogos de luta 2D saídos direto dos Arcades, algo que fazia a máquina da Sony penar?

É bem possível que o foco em clock maior favoreça certos tipos de jogos na próxima geração, enquanto mais unidades computacionais devem fazer outros futuros lançamentos brilharem ainda mais. Não seria estranho ver alguns jogos se saindo melhor no Xbox Series X e outros gêneros triunfarem no PS5, mas só saberemos o resultado com certeza quando os dois videogames chegarem às prateleiras para as festas de fim de ano.

Mesmo tecnicamente inferior ao PS1, o SEGA Saturn era o melhor console para jogos de luta 2DMesmo tecnicamente inferior ao PS1, o SEGA Saturn era o melhor console para jogos de luta 2DFonte:  Reddit 

Até lá, é natural que os jogadores estimulem um pouco da boa e velha guerra de consoles, não é mesmo? Ao menos agora você pode argumentar e participar dos debates já entendendo certinho o que são os tais Teraflops! Entre o Xbox Series X e PlayStation 5, qual é o seu favorito? Conte para a gente nos comentários logo abaixo!

O que são Teraflops e qual seu papel na próxima geração de consoles? via Voxel

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