Pac-Man completa 40 anos e é recriado por IA da Nvidia

1 min de leitura
Imagem de: Pac-Man completa 40 anos e é recriado por IA da Nvidia
Imagem: https://pixabay.com/pt/illustrations/pacman-pac-man-aventura-engra%C3%A7ado-4285160/

Neste mês de maio, o Pac-Man, um dos jogos mais clássicos da história da informática, completa 40 anos. E nesta sexta-feira (22), a Nvidia publicou que conseguiu recriar o game do zero, usando sua tecnologia baseada em inteligência artificial, chamada GameGAN. Segundo a companhia, o software foi recriado por meio da “observação” de partidas da versão original do game.

Um software observando outro...

A abordagem utilizada pelo GameGAN é simples: uma inteligência artificial é colocada para jogar Pac-Man, enquanto que outras vão observando todo os movimentos das jogadas, durante várias horas, para aprender como o jogo funciona. Depois de acumular conhecimento suficiente, em alguns dias, o processo de recriação do jogo é realizado. Ao todo, foram utilizadas 50 mil partidas do Pac-Man original como “videoaulas” para a IA.

Fonte: Nvidia/ReproduçãoFonte: Nvidia/ReproduçãoFonte:  Nvidia 

A empresa ainda explicou todo o treinamento do software foi feito a partir da observação dos pixels gerados pelas jogadas realizadas: não houve análise de código.

Seria como se uma pessoa aprendesse a jogar xadrez somente observando os movimentos de outros jogadores, mas sem ter acesso às regras.

No entanto, essa estratégia não capacitaria o aprendiz a recriar a peças do jogo, nem o tabuleiro. Sendo assim, não se sabe como, exatamente, a IA da Nvidia conseguiu recriar um jogo somente observando como ele funciona.

A suposição mais lógica é a de que a ferramenta foi desenvolvida integrando profundo conhecimento sobre a engine de outros jogos. Dessa forma, ela conseguiu criar “outro jogo”, adaptando as regras observadas em Pac-Man, mais ou menos como num processo de “cópia”. Nesse processo, foram utilizadas quatro workstations equipadas com GPUs Quadro GV100.

A Nvidia informou que o objetivo da companhia com o GameGAN não é recriar ou copiar jogos já existentes, mas criar novos jogos complexos, no nível de GTA 5 ou Red Dead Redemption 2.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.