Xbox Game Bar terá nova loja de widgets já com suporte a XSplit

2 min de leitura
Imagem de: Xbox Game Bar terá nova loja de widgets já com suporte a XSplit
Imagem: Microsoft/Divulgação

Se aproximando dos interesses da comunidade gamer do PC, a Microsoft introduzirá ainda mais recursos ao seu conhecido aplicativo Xbox Game Bar. O que antes só permitia controle de músicas no Spotify, monitoramento de performance em tempo real e controle de ferramentas sociais do Xbox, agora terá toda uma loja de widgets customizáveis — que estreia para participantes do Xbox Insider com importantes ferramentas, incluindo o XSplit e o Razer Cortex.

O Xbox Game Bar evita as inúmeras alternâncias entre aplicativos (com o comando alt + tab) com um sistema de widgets que se sobrepõem à tela de jogo por meio do atalho Windows + ‘G’. Aprimorando essa ferramenta, a próxima atualização do Xbox Insider adicionará uma loja de widgets com novidades e capacidade de expansão.

Uma das primeiras a apostar no aplicativo da Microsoft foi o aplicativo XSplit, um popular software Gamecaster para auxiliar transmissões para Twitch, YouTube, Mixer e várias outras. Com o novo widget, o streamer poderá controlar funções importantes da transmissão — como volumes, títulos e configurações de câmera —, interagir com o chat, checar eventos recentes e visualizar estatísticas.

Status da transmissão e controle de volume são uma das novidades do widget.Status da transmissão e controle de volume são uma das novidades do widget.Fonte:  Microsoft/Reprodução 

Em segundo lugar, a Razer também será uma das primeiras a abrir a loja de widgets com o Razer Cortex: System Booster. O app tem como objetivo otimizar a performance do seu computador, eliminando processos e tarefas em segundo plano, permitindo o uso total da máquina para seu game — agora, ao alcance de um clique durante o jogo.

Por fim, a Microsoft afirma estar trabalhando com a Intel para introduzir ferramentas do Intel Graphics Command Center (IGCC) para o Xbox Game Bar. Nesse caso, a Intel pretende disponibilizar a visualização de perfis de energia, ferramentas para streaming e captura de tela, configurações de display e monitoramento do sistema para donos de processadores da companhia.

Programa "Paid to Play" retorna em grande estilo nos widgets do Xbox Game Bar.Programa "Paid to Play" retorna em grande estilo nos widgets do Xbox Game Bar.Fonte:  Microsoft/Reprodução 

Uma loja crescente

No dia de hoje (07), a Microsoft lança um kit de desenvolvimento Game Bar SDK (Beta), para permitir que mais desenvolvedores adotem o aplicativo e melhorem a experiência da comunidade com seu widget.

Os interessados podem acessar o documento oficial da Microsoft para checar todas as novidades e começar a programar. Além disso, os gamers de PC ansiosos para conferir as novidades podem se candidatar para o programa Xbox Insider. Contudo, estejam cientes que se trata de um ambiente de testes e que é extremamente necessário fornecer feedback completo aos desenvolvedores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.