PS5: DualSense é revelado como o novo controle da próxima geração

2 min de leitura
Imagem de: PS5: DualSense é revelado como o novo controle da próxima geração

Finalmente, depois de várias patentes registradas até o momento, a Sony revelou o controle do PlayStation 5: deem as boas vindas ao DualSense, que substitui o icônico DualShock e marca a primeira grande mudança de design na história dos consoles da Sony. A grande novidade fica nos sensores háptcios, melhorias nos gatilhos L2 e R2 (que também terão funcionalidades hápticas), Sensor Bar (luz do controle) e o botão Create.

Devido a boa recepção do DualShock 4, a Sony decidiu manter intacta algumas características do controle da atual geração, mas claro, com muitas melhorias relevantes – como a Sensor Bar e o Touchpad. Portanto, confira abaixo as funções e design do DualSense, o controle do PS5.

DualSense: sensores hápticos no controle e gatilhos

Foram adicionados alguns recursos ao DualSense que, juntamente com o Tempest 3D AudioTech do PS5, proporcionarão um novo sentimento de imersão aos jogadores. Além da novidade, também vemos pela primeira vez um sensor háptico, que adiciona uma variedade de sensações que você sente quando toca, como a lentidão de dirigir um carro na lama, por exemplo. Ao que parece, o controle terá vibrações e respostas táteis bem distintas, mas a Sony ainda não deu muitos detalhes.

A empresa revelou que incorporou gatilhos adaptáveis nos botões L2 e R2, possibilitando sentir a tensão das ações, como quando saca um arco para disparar uma flecha (que também terão algum feedback háptico).

A ideia é trazer imersão à jogatina do usuário com diversas informações extras que são passadas por vibrações mais precisas, dando a sensação de que de fato o jogador está dentro do game. A Sony ainda não informou se todo o controle terá resposta tátil ou se serão apenas algumas partes.

A

Design refeito

O que mais chama a atenção é a mudança de design, com bordas arredondadas muito semelhante a um controle de Xbox, com total firmeza na pegada. A Sony disse que ao colocar sensores e recursos novos, o peso aumenta, mas fez de tudo para reduzi-lo e tornar a experiência ergonômica e confortável para todos os tipos de mãos.

O Touchpad, mostrado no DualShock 4, continua, mas teve seu design levemente alterado. A Sensor Bar também teve alterações: sai da parte de trás do joystick para a parte frontal com duas barras laterais, possibilitando que os jogadores tenham informações visuais mais claras e fáceis de entender.

E, por fim, pela primeira vez o controle de um PlayStation terá duas cores, deixando de ser monocromático e adotando um visual mais futurista.

A

Sai botão Share, entra Botão Create

O botão Share teve sua aposentadoria e deu espaço ao botão Create, que terá mais informações em breve, mas, aparentemente, o botão dará mais opções para os jogadores criarem o próprio conteúdo.

A

Bateria recarregável e microfone embutido

Como últimos recursos revelados, o DualSense ainda traz algumas surpresas. A Sony vai manter a bateria recarregável no controle do PS5 e, segundo a empresa, trará uma "bateria forte e durável".

Além disso, pela primeira vez os jogadores terão um microfone embutido no controle. Basicamente, será possível gravar a sua voz ou se comunicar com os amigos ou companheiros de jogo sem a necessidade de ligar um fone de ouvido com microfone no controle.

...

O PlayStation 5 tem data de lançamento prevista para o final de 2020, mas ainda não temos muitos detalhes do visual ou preço do console. E aí, o DualSense aumentou o hype para o PS5?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.