Star Trek Voyager: fã cria versão 4K com ajuda de IA; confira

1 min de leitura
Imagem de: Star Trek Voyager: fã cria versão 4K com ajuda de IA; confira
Imagem: YouTube

A série Star Trek: Voyager ganhou restauração 4K com ajuda de um programa de inteligência artificial. O projeto não oficial partiu de Billy Reichard, um grande fã da franquia noventista, que usou especificamente um sistema de machine learning para aprimorar as imagens.

Contudo, a tarefa é bastante demorada, pois só o processamento de cada episódio leva cerca de seis horas para ser finalizado — o entusiasta diz ter remasterizado cinco, a partir de arquivos em DVD. Parte do resultado inclusive foi compartilhada por ele no YouTube; assista:

Essa pequena amostra indica que Reichard chegou a uma qualidade visual impressionante diante do tempo em que Star Trek: Voyager foi produzida, há 25 anos. Nesse sentido, as barras laterais continuaram, porque naquela época as TVs tinham taxa de proporção menor, algo mais complicado de ser convertido para as telas mais amplas da atualidade.

Entretanto, o grande desafio daqui para frente estaria na parte de áudio, pois existe um certo atraso na fala dos personagens e outros sons. Esse ajuste de sincronia seria feito manualmente e, assim, tornaria todo o trabalho ainda mais árduo.

Talvez a versão 4K completa de Star Trek: Voyager fique restrita apenas à apreciação de Reichard. Afinal, o fã não tem autorização da CBS, detentora da série, para liberá-la ou vendê-la ao público. Ainda assim, ele afirma que continuará a publicar futuras amostras em seu canal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.