Coronavírus: isolamento aumenta buscas por sites piratas

1 min de leitura
Imagem de: Coronavírus: isolamento aumenta buscas por sites piratas
Imagem: Pixabay/Reprodução

Para limitar a rápida propagação do novo Coronavírus (Covid-19), muitos países estão incentivando seus habitantes a ficarem em casa. Curiosamente, isso tem alterado os hábitos dos usuários na internet.

Locais com confinamento doméstico obrigatório, como na Itália, já se percebe o aumento no tráfego na rede. Além de buscarem informações sobre saúde e segurança, as pessoas também estão atrás de entretenimento durante o isolamento.

Segundo o site Cloudflare, apenas no norte da Itália houve um aumento de 30% no tráfego em comparação ao início de 2020. Parte deste número se deve ao fato da busca por notícias e os trabalhadores remotos. Contudo, também cresceu o consumo de vídeos.

Isso fica claro ao observar o aumento das buscas dos italianos pelo termo “Netflix” no Google. Portanto, é possível imaginar que eles estão assistindo filmes, séries e outras atrações de TV durante o confinamento.

Quadro sobre o aumento das buscas pelo termo “Netflix” no Google na Itália.Quadro sobre o aumento das buscas pelo termo “Netflix” no Google na Itália.Fonte:  Torrent Freak/Reprodução 

Além disso, todos os sites italianos de streaming piratas tiveram um aumento considerável de acessos nos últimos dias. Por exemplo, a busca por páginas como Eurostreaming e Guardaserie dispararam de forma surpreendente.

O mesmo aconteceu com o serviço de downloads e streaming Real-Debrid. Nas redes sociais, eles revelaram que o crescimento do tráfego resultou na instalação de um novo servidor. Logo após isso, eles tiveram o aumento de mais 20% nos acessos.

Quadro sobre a busca por sites de streaming pirata na Itália.Quadro sobre a busca por sites de streaming pirata na Itália.Fonte:  Torrent Freak/Reprodução 

Surpresa entre os filmes mais baixados

Com a pandemia, cresce o interesse do público por obras de ficção relacionados ao tema. Por exemplo, Contágio (2011) de Steven Soderbergh aparece constantemente nas listas dos filmes mais pirateados das últimas semanas. Essa é a primeira vez que um lançamento de quase uma década aparece entre os mais baixados.

Tudo isso reflete como o surto tem afetado a rotina das pessoas de diferentes maneiras. Incluindo a forma como elas usam o streaming e os sites piratas e o que buscam como entretenimento neste momento tão crítico.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.