Westworld: relembre os principais eventos das temporadas anteriores

6 min de leitura
Imagem de: Westworld: relembre os principais eventos das temporadas anteriores

Atenção! Este texto contém spoilers das duas temporadas de Westworld.

Desde o lançamento, Westworld conseguiu chamar atenção do público da HBO não apenas pela temática mas também pela maneira como a série foi se desenvolvendo. Com inúmeras teorias que buscavam entender o que realmente estava acontecendo dentro do parque, a cada novo episódio mais pessoas começavam a se interessar pela produção.

Com tantas reviravoltas, a história criada por Lisa Joy e Jonathan Nolan não é muito simples de entender. Para ajudá-lo a se preparar para a 3ª temporada, relembraremos os principais acontecimentos da série até aqui.

1ª temporada: conhecendo o parque

(Fonte: IMDb/Reprodução)(Fonte: IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

A série começa apresentando a ideia central de Westworld, um parque que oferece uma experiência totalmente imersiva no Velho Oeste dos Estados Unidos. Lá, androides caracterizados (chamados de hosts) interagem com os visitantes em diferentes narrativas e podem ser assassinados, mas jamais ferir gravemente os visitantes. Tudo isso é apresentado no primeiro episódio, estabelecendo as regras de como o parque e os hosts funcionam.

Will e o Homem de Preto

(Fonte: IMDb/Reprodução)(Fonte: IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

Uma das principais hosts do parque é uma androide chamada Dolores. Sua jornada na série envolve dois personagens: Will e o Homem de Preto. O primeiro é um homem que se apaixona por ela ao entrar em Westworld, pois consegue enxergar humanidade dentro dela. O segundo é um homem velho que, ao contrário de Will, não demonstra qualquer tipo de empatia por ela.

Um dos pontos mais significativos de toda a série é a revelação de que ambos são a mesma pessoa, portanto, tudo o que foi mostrado até então aconteceu em dois momentos diferentes dentro do parque.

A memória dos androides

Uma das ideias mais inteligentes da série é utilizar a memória dos androides para confundir o público nas duas linhas temporais. A cada vez que eles morrem dentro do parque, uma nova memória é gravada sobre a anterior, para que eles se esqueçam de como morreram e continuem como se nada tivesse acontecido. No caso de Dolores, parte das memórias antigas começa a ser acessada com o tempo, e assim ela nunca sabe se o que está vivendo é o presente ou uma lembrança.

Bernard, Dolores e o Labirinto

(Fonte: IMDb/Reprodução)(Fonte: IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

Um dos personagens centrais da trama é Bernard. Apresentado como um dos funcionários de Westworld, ao longo da série é revelado que ele também é um androide, criado a partir de um dos fundadores (Arnold). Ele percebe que existe algo de errado conforme Dolores começa a despertar e também perceber quem ela realmente é.

Enquanto isso acontece, o Homem de Preto percorre o parque para tentar decifrar um labirinto desenhado por Arnold. Trata-se de um desafio mental para provar que os androides têm consciência, e a criação do parque seria extremamente cruel com eles. Para o Homem de Preto, decifrar esse enigma seria a resposta para que os hosts conseguissem interagir de maneira mais realista, podendo até mesmo matar os visitantes.

Dolores decifrou o labirinto antes mesmo de o parque abrir, mas Ford (o outro criador de Westworld) ignora esse fato e segue em frente com o plano. Ela consegue repetir o feito nas outras duas linhas temporais que a série apresenta. Na primeira, com ajuda de Will; na segunda, ela refaz o caminho sozinha, mas encontra Will (como o Homem de Preto) e consegue romper a programação e despertar definitivamente.

O plano de Ford

(Fonte: IMDb/Reprodução)(Fonte: IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

O fim chega com uma revelação importante: tudo o que foi visto no presente foi um plano de Ford, que percebeu que seu antigo sócio estava correto. É ele quem permite que Dolores inicie a jornada no labirinto. Ford planeja para que, assim como Dolores fez com Arnold, ela também o mate. Porém, dessa vez isso acontece com mais pessoas por perto, para que outros morram e o parque possa ser fechado.

Enquanto tudo isso está acontecendo, alguém também está trilhando seu próprio caminho pelo labirinto. Maeve é apresentada como uma cafetina, mas, assim como outros hosts, no passado ela já assumiu outros papéis, e um deles era de uma fazendeira. Na busca pelo labirinto, o Homem de Preto a encontra, mata a sua filha e essa memória faz com que ela solucione o desafio.

A 1ª temporada termina com Dolores dando início a uma "rebelião das máquinas" em Westworld, enquanto Maeve decide fugir do local, mas desiste de última hora. Ela retorna para o parque para tentar encontrar a filha.

2ª temporada

(Fonte: IMDb/Reprodução)(Fonte: IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

O 2º ano da série também se desenrola em momentos diferentes, mas em um espaço menor de tempo. Os principais eventos acontecem com 2 semanas de diferença, em 3 momentos. Sabendo que o público já estaria esperando a confusão criada pela memória dos androides, os showrunners desenvolveram a temporada para que ela ficasse ainda mais complexa.

Os eventos são acompanhados pela perspectiva de Bernard, que acorda confuso em uma praia enquanto uma equipe de resgate é enviada ao parque para salvar os visitantes. Isso acontece depois que todos os fatos que serão mostrados na temporada já aconteceram, o que deixa tudo mais desconexo para quem está assistindo pela primeira vez.

A pós-vida de Delos

(Fonte: IMDb/Reprodução)(Fonte: IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

Dos novos conceitos apresentados, a série retorna no tempo, para quando Will entra no parque pela primeira vez. Na temporada inicial, é revelado que ele e seu cunhado, Logan, estavam avaliando o local para decidir se iriam ou não investir no negócio.

É revelado que foi Will quem convenceu Delos a usar o parque para armazenar dados dos visitantes e transferir a consciência deles para os hosts. Isso iria permitir que as pessoas vivessem para sempre, e esse era o investimento que Will queria começar secretamente. Quando Delos morre, Will tenta transferir a consciência dele para um host, mas os testes falham e o projeto é abandonado.

A vingança de Dolores

(Fonte: IMDb/Reprodução)(Fonte: IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

A trama central do 2º ano mostra Dolores tentando acessar um servidor que concentra as informações de todos os hosts. Seu objetivo é impedir que eles possam ser mortos novamente, então ela decide acabar com todos os backups do parque. Ela descobre o plano de Will e quer acessar esse servidor também, para aprender tudo o que puder sobre os humanos e conseguir destrui-los.

Aqui, é importante destacar que o papel de Bernard é decisivo, mas sua memória bagunçada complica a ordem dos eventos. De modo resumido, ele cria um drive dentro da própria memória para armazenar a consciência de Ford (no começo, ele não sabe que é dele), e isso faz com que o antigo dono do parque, mesmo morto, assuma o controle do corpo de Bernard em alguns momentos.

Depois que Dolores consegue eliminar os backups, Bernard a encontra inundando o local para impedir que os hosts acessem o Além Vale e tenham uma nova oportunidade de viver sem corpo, apenas dentro de um servidor, pois, para ela, isso ainda seria uma armadilha contra os androides. Bernard mata Dolores, mas depois descobre que Charlotte estava tentando roubar os dados guardados no parque. Ele se arrepende de ter matado Dolores e cria um androide fisicamente igual a Charlotte, mas com a consciência de Dolores.

Essa versão da androide mata Charlotte e consegue sair do parque com algumas consciências de hosts (essa é a premissa para a 3ª temporada).

Além Vale

(Fonte: IMDb/Reprodução)(Fonte: IMDb/Reprodução)Fonte:  IMDb 

O último elemento introduzido na 2ª temporada é o Além Vale, onde se concentra o plot da Maeve. Seu objetivo é encontrar a filha e levá-la até esse local, para que ela possa viver eternamente, sem sofrer as violências do parque. Durante a jornada, outro parque é mostrado, com temática do Japão feudal (Shogun World), mas com narrativas semelhantes às de Westworld. O importante é que nesse lugar Maeve descobre seu "poder especial": controlar outros androides com a mente. Essa capacidade  é instalada em outra host, para desligar todos antes que entrem no Além Vale.

No fim, a maioria dos androides morre antes de entrar e viver eternamente. Bernard bagunça sua memória para não ser descoberto e desmaia na praia (quando a temporada começa). Desse ponto, ele vai com uma equipe de segurança até o local em que estavam os backups, para descobrir o que aconteceu, e Dolores (no corpo de Charlotte) mata todos, inclusive Bernard. Ela faz isso para poder tirar a consciência dele e levar para fora do parque, onde o recria.

Assim se encerra a 2ª temporada, deixando tudo preparado para que os próximos eventos aconteçam no mundo real, com Dolores planejando a vingança, e a figura de Bernard ainda incerta. Maeve também terá seu papel, afinal Thandie Newton já apareceu nos trailers e deverá ser a principal oposição a Dolores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.