Max von Sydow, de Game of Thrones e O Exorcista, morre aos 90 anos

1 min de leitura
Imagem de: Max von Sydow, de Game of Thrones e O Exorcista, morre aos 90 anos

O ator sueco Max von Sydow faleceu aos 90 anos de idade no último domingo (08). Com uma carreira construída ao longo de 7 décadas e mais de 100 trabalhos, entre filmes e séries, foi um dos maiores nomes da indústria audiovisual.

Nascido em Lund, na Suécia, em 10 de abril de 1929, Carl Adolf von Sydow começou sua carreira no filme sueco Bara en mor (Apenas a Mãe), lançado no outono de 1949. Oito anos depois, ele protagonizou O Sétimo Selo, do renomado Ingmar Bergman, no qual nasceu uma parceria que seria repetida em outras dez oportunidades em importantes filmes do diretor sueco, como Morangos Silvestres, No Limiar da Vida e A Fonte da Donzela.

Na década de 1970, Sydow apareceu em outro importante papel, vivendo o padre Merrin em O Exorcista, um dos mais importantes filmes de terror da história. Famoso pela diversidade de seus papéis, ele ainda deu vida ao excêntrico imperador Ming em Flash Gordon, ao rei Osric em Conan, o Bárbaro e ao icônico vilão Blofeld, em 007 — Nunca Mais Outra Vez.

Antonius Block (Max von Sydow) jogando xadrez com a morte (Bengt Ekerot) em 'O Último Selo' - 1957 (Fonte: IMDb/Reprodução)
Antonius Block (Max von Sydow) jogando xadrez com a morte (Bengt Ekerot) em "O Último Selo", de 1957. (Fonte: IMDb/Reprodução)

Nas últimas décadas, o ator também esteve em importantes franquias da cultura pop. Em Game of Thrones, ele interpretou o Corvo de Três Olhos; em Star Wars, fez uma breve participação na sequência inicial de O Despertar da Força, em que aparece entregando para Poe parte do mapa com informações sobre a localização de Luke Skywalker.

Seu último trabalho foi Echoes of the Past, que está atualmente em pós-produção e não tem data de estreia confirmada. A trama é inspirada nos eventos reais do infame massacre de Calávrita, Grécia, pelas tropas nazistas em 13 de dezembro de 1943.

Max von Sydow deixa a esposa, a produtora Catherine Brelet, e quatro filhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.