20 filmes e séries sobre epidemia mundial

7 min de leitura
Imagem de: 20 filmes e séries sobre epidemia mundial

Doenças que se espalham rapidamente e ameaçam acabar com a humanidade são temas recorrentes de filmes e séries. Sejam causados por vírus criados em laboratório ou superbactérias que vieram do espaço, o fim da humanidade — ou algo próximo disso — está sempre influenciando roteiristas. E, embora o coronavírus esteja longe de causar todo esse estrago, pensando nele montamos uma lista com 20 produções que tem como tema uma epidemia.

1. Contágio (2011)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Com um grande elenco que conta com Gwyneth Paltrow, Matt Damon, Kate Winslet, Jude Law, Bryan Cranston e Laurence Fishburne, Contágio é um dos filmes que aborda o tema de maneira mais realista. O longa acompanha o rápido progresso de um vírus letal, demonstrando muito bem como uma pandemia, quando realmente perigosa, pode gerar caos e criar um sério risco à sociedade moderna. Ao mesmo tempo, cientistas do mundo inteiro somam esforços para encontrar uma cura e impedir que o pânico social se torne mais uma das consequências do vírus.

2. A última esperança da Terra (1971)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Protagonizado por Charlton Heston (Ben-Hur e O Planeta dos Macacos), o filme acompanha um sobrevivente solitário que luta pela criação de uma cura para uma praga que atingiu a maior parte da raça humana. Devido a isso, essas pessoas foram transformadas em zumbis e passaram a pertencer a um culto conhecido como "A Família", querendo impedir que Heston encontre a cura da doença deles.

3. Helix (2014-2015)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Helix é uma série do Syfy que acompanha um grupo de cientistas do Centro de Controle de Doenças (CDC) que viaja para o Ártico com o objetivo de investigar o suposto surto de uma doença. Porém, ao chegar no local, os pesquisadores ficam presos no centro de pesquisa, e suas vidas parecem estar correndo riscos além da contaminação pela doença.

4. 2019: o ano da extinção (2009)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

No ano de 2019, uma praga transformou quase todos os humanos em vampiros. Com o suprimento de sangue cada vez menor, a raça dominante precisa planejar sua sobrevivência. Enquanto isso, um pesquisador trabalha com um grupo secreto de vampiros para salvar a humanidade.

5. Vírus (2009)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Depois que um vírus mortal quase acabou com a humanidade, um grupo de quatro amigos decide fugir para o oeste dos Estados Unidos. Em uma sociedade na qual ninguém é confiável, eles se vêm em uma situação complicada: ajudar um pai a procurar por medicamentos para a sua filha pequena ou seguir em frente?

6. Melanie: a última esperança (2016)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

No futuro, quando uma doença atinge todo o planeta e muda completamente o modo de vida das pessoas, crianças se tornam reféns de cientistas que correm atrás de uma cura. Uma delas é Melanie, a menina que pode representar a salvação da humanidade. Agora, cientistas partem em uma jornada com ela para conseguir uma cura.

7. The last ship (2014-2018)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

The last ship é uma séria feita pela TNT que acompanha uma equipe de militares em um navio. Eles, com ajuda de alguns pesquisadores, precisam encontrar a cura de um vírus mortal que está dizimando a população. Isolados do resto do mundo, o futuro da humanidade depende do sucesso deles, mas existem outras ameaças além da doença que se espalha pela Terra.

8. Invasão Zumbi (2016)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Esse filme sul-coreano acompanha a jornada de um pai e sua filha, que precisam sobreviver a uma ameaça zumbi. Os dois estão dentro de um trem, com destino a Busan, cidade que conseguiu se defender da epidemia, mas chegar até lá vai ser mais difícil do que eles imaginaram.

9. Guerra Mundial Z (2013)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Outro filme que aborda a temática zumbi é Guerra Mundial Z. Nesse longa, Brad Pitt representa um ex-investigador da ONU que é convocado para descobrir uma maneira de curar os infectados, que se tornaram agressivos e ameaçam acabar com a humanidade. Vendo-se obrigado a aceitar a missão para poder salvar sua esposa e suas duas filhas, a solução para o problema também pode colocar sua vida em risco.

10. Filhos da esperança (2006)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

A história se passa em 2027, quando os seres humanos já estão incapazes de se reproduzirem há 18 anos por uma razão desconhecida, significando a extinção inevitável de nossa espécie. O Reino Unido é a única sociedade civilizada remanescente no planeta, fazendo com que as pessoas queiram emigrar para lá. Agora, uma jovem que misteriosamente está grávida pode representar a salvação da humanidade, desde que um casal divorciado há alguns anos consiga protegê-la.

11. Epidemia (1995)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Com Dustin Hoffman, Rene Russo e Morgan Freeman no elenco, Epidemia acompanha um coronel-médico do exército americano que está pesquisando uma doença que mata rapidamente as pessoas infectadas. Quando a enfermidade atinge uma pequena cidade dos Estados Unidos, o exército a isola, mas, por algum motivo, o cientista é impedido de poder ajudar os moradores do local.

12. The Strain (2014-2017)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

The strain é um thriller que conta a história de uma equipe do Centro de Controle de Doenças da cidade de Nova York. Esse grupo é chamado para investigar um misterioso surto viral com características de uma antiga e maligna raça de vampiros. À medida que a tensão se espalha, a equipe e uma comunidade de nova-iorquinos travam uma guerra pelo destino da própria humanidade.

13. Os 12 macacos (1995)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Um filme que mistura ficção científica, conspiração e uma doença terrivelmente mortal, com Bruce Willis e Brad Pitt no elenco e dirigido por ninguém menos que Terry Gilliam (Monty Python). A história é sobre um homem que voltou no tempo para descobrir a causa de um vírus que, em 2035, quase acabou com a humanidade. Agora, ele precisa provar que não está maluco ao mesmo tempo que tenta impedir o problema de acontecer novamente. Em 2015, Os 12 Macacos virou uma série pelo Hulu.

14. A dança da morte (1994)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Adaptação de um livro do Stephen King, A dança da morte é uma minissérie em quatro capítulos que se inicia com um militar fugindo de uma base do exército dos EUA após ter sido infectado. Altamente contagiosa, a doença rapidamente se espalha pelo mundo, dizimando boa parte da população. Agora, os sobreviventes precisam escolher de qual lado eles querem ficar enquanto a humanidade tenta se reerguer.

15. Sentidos do amor (2011)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Uma estranha epidemia que faz as pessoas perderem um de seus sentidos começa a se espalhar pelo mundo. O filme é sobre uma cientista que conhece um chefe de cozinha enquanto a doença começa a afetar cada vez mais as pessoas, e manter o relacionamento vai ser mais difícil do que eles podem imaginar.

16. O enigma de Andrômeda (1971)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Um grande clássico da ficção científica, O enigma de Andrômeda é uma adaptação do romance homônimo escrito por Michael Crichton (também autor de Jurassic Park). Nele, uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório de subsolo tentando encontrar a cura de uma doença causada por uma bactéria provinda de um satélite que caiu na Terra. Enquanto a doença se espalha pelo mundo, os pesquisadores precisam correr contra o tempo para encontrar uma cura e salvar a humanidade. Em 2008, uma minissérie foi feita baseada no mesmo livro.

17. Eu sou a lenda (2007)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Robert Neville (Will Smith) é um cientista que não conseguiu impedir a propagação de um terrível e incurável vírus produzido em laboratório. Um dos poucos imunes à doença que transforma pessoas em seres agressivos, Neville agora acredita ser o último sobrevivente humano em Nova York e talvez do mundo. Enquanto tenta descobrir uma cura para a doença, ele segue tentando encontrar outros sobreviventes e lidando com a solidão de viver sozinho no mundo.

18. The hot zone (2019)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Lançada pela National Geographic, The hot zone é uma minissérie que mostra a origem do vírus transmissor de Ebola e como ele começou a infectar a humanidade. A trama acompanha uma veterinária que identifica esse vírus pela primeira vez em macacos de um laboratório de pesquisa nos subúrbios de Washington, DC. Sem uma cura conhecida e com o vírus se espalhando, ela precisa colocar sua vida em risco para impedir o que pode se tornar uma terrível pandemia.

19. Ao cair da noite (2017)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Em um mundo infectado por uma terrível doença, uma família vive isolada em uma cabana na floresta. Eles acreditam estar seguros, até que um homem desesperado pede ajuda para tentar salvar a sua própria família. Agora, esses dois grupos de estranhos precisam lidar com a paranoia e a desconfiança, antes que eles mesmos acabem se matando.

20. Cargo (2017)

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Infectado por um vírus de uma pandemia zumbi, um pai precisa dar um jeito de encontrar um local seguro para a sua filha. Com apenas 48 horas lhe restando, ele descobre uma tribo aborígene isolada que parece ser sua única esperança. Porém, para conseguir deixar sua filha no local, primeiro ele precisará ajudar a tribo em uma perigosa missão.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.