'Parasita' domina buscas do Google após vitória no Oscar

1 min de leitura
Imagem de: 'Parasita' domina buscas do Google após vitória no Oscar

As seis indicações e quatro vitórias durante o Oscar aumentaram as pesquisas pelo filme sul-coreano Parasita, que se tornou um sucesso no Google. Segundo um relatório divulgado pela dona do buscador, o longa-metragem dirigido por Bong Joon Ho foi o mais procurado da premiação em 2020.

Antes da cerimônia, Parasita estava na terceira colocação no ranking de buscas entre os indicados do Oscar, ficando atrás de 1917 e Jojo Rabbit. Com o desempenho surpreendente na premiação, o jogo virou: a produção sul-coreana teve um aumento de 857% nas pesquisas logo no dia do evento.

Brasil foi um dos poucos países em que Parasita não assumiu a liderança nas buscas. (Fonte: Google/Reprodução)

Na semana seguinte após a entrega dos prêmios, o longa-metragem se tornou o mais buscado mundialmente, ganhando 117% mais interesse que 1917 e 132% mais procura que Jojo Rabbit. Considerando que Parasita foi a primeira produção em língua não inglesa a ganhar o Prêmio de Melhor Filme no Oscar, era de se esperar que o público fosse atrás de mais informações sobre a produção. Mas as pesquisas foram além do conteúdo da telona.

Interesse em Bong Joon Ho

O interesse pelo diretor Bong Joon Ho também subiu de maneira surpreendente com o sucesso de Parasita. Segundo o relatório da Google, as buscas pelo cineasta sul-coreano cresceram 2.000% durante o dia do Oscar.

Entre as pesquisas sobre o diretor, a Google destaca as buscas pela tradutora de Bong Joon Ho, Sharon Choi, que rendeu a quinta dúvida mais procurada sobre o cineasta. Além disso, o interesse por Martin Scorcese subiu na Coreia do Sul, após o criador de Parasita mencioná-lo durante seu discurso no Oscar.

Bong Joon Ho e Sharon Choi. (Fonte: New York Times/Reprodução)

Mais do que alavancar a carreira de Bong Joon Ho, o sucesso de Parasita também levou mais olhares para o cinema sul-coreano. As buscas por longas produzidos na Coreia do Sul subiram 47% durante o mês antes do Oscar.

A história de Parasita acompanha a relação de duas famílias da Coreia do Sul: os Kim, que vivem em um porão, e os Park, que são ricos e moram em uma mansão localizada em bairro nobre. O sucesso da produção foi tão grande que a HBO deve adaptar a história para uma série futuramente.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.