Minha Série

Unity agora tem suporte dedicado ao Google Stadia

Programadores aprovados pela Google poderão desenvolver games para o Stadia pelo Unity com facilidade

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

30/01/2020, às 06:30

Unity agora tem suporte dedicado ao Google Stadia

Fonte:

Imagem de Unity agora tem suporte dedicado ao Google Stadia no tecmundo

O Google Stadia ainda enfrenta um dos maiores problemas do seu lançamento: o catálogo limitado de games. O Unity 3D, entretanto, um dos motores gráficos mais populares atualmente, acaba de lançar compatibilidade com a plataforma de jogos por streaming da Google.

A versão Unity v2019.3 adiciona suporte para “tudo” que é necessário para levar jogos ao Stadia. “Está interessado em publicar seu jogo no Stadia? Agora oferecemos tudo que é necessário para criar e levar seu jogo para a plataforma de games da nuvem da Google.”, diz o texto de descrição.

Desenvolvedores aprovados pela Google, por sua vez, terão acesso aos recursos mais interessantes do Stadia, como o State Share e Stream Connect — ambos interações especiais com streamers. Ademais, programadores poderão utilizar o Stadia controller e o Google Assistant da plataforma.

(Fonte: Google/Reprodução)

Por serem a única solução para o catálogo pobre do Google Stadia, atrair mais desenvolvedores para a plataforma precisa ser o foco da Google neste momento — e trabalhar com os motores gráficos é um dos meios para isso. Programadores Unity interessados na plataforma poderão levar seus games para o serviço com facilidade.

Portanto, games populares como Cuphead, Osiris: New Dawn; Human: Fall Flat; Overcooked 2 e muitos outros podem aparecer no serviço da Google em breve. Ademais, é bastante provável que jogos feitos em Unity estejam incluídos na lista de 120 jogos esperados para o Stadia.

Para se adequar aos padrões do Stadia é preciso:

  •  Assegurar-se de que o projeto rode no Unity 2019.3;
  •  Programar com foco no Linux;
  •  Utilizar a API Gráfica Vulkan;
  •  Usar IL2CPP;

Para se tornar um desenvolvedor aprovado da Google é necessário preencher um formulário da companhia (somente em inglês) e torcer pela aprovação da gigante. Não é necessário ser residente dos Estados Unidos para se candidatar.

Será que a parceria com os motores gráficos vai melhorar qualidade do Google Stadia? Não deixe de deixar sua opinião nos comentários.

Essa matéria contém links de parceiros. Quando você compra através desses links em nosso site, você economiza e ajuda o TecMundo.



Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.