Após 30 anos interpretando o indiano Apu, o ator americano Hank Azaria anunciou que não vai mais fazer a voz original do personagem de Os Simpsons. Ele anunciou sua decisão em uma entrevista para o site norte-americano SlashFilm durante os eventos do TCA 2020.
Segundo o ator, essa foi uma escolha de comum acordo e que ele não sabe sobre o destino do personagem na animação. “Isso é algo que depende dos produtores e eles ainda não encontraram uma solução. Apenas concordamos que não farei mais a voz dele”.
Nossos vídeos em destaque
Apesar de se “aposentar” como intérprete de Apu, Hank Azaria deve continuar no elenco de vozes de Os Simpsons. Assim como outros atores da série, ele é responsável por dar voz a outros personagens como o dono de bar Moe e o Comic Book Guy.
Polêmicas por trás da aposentadoria de Apu
Possivelmente, a decisão está relacionada a uma polêmica que começou em 2017 após o documentário The Problem with Apu. Nele, o humorista indiano Hari Kondabolu critica a forma como as produções americanas estereotipam os imigrantes do sul da Ásia.
Assim, ele utiliza o personagem como ponto de partida para uma discussão sobre a representação de grupos marginalizados e os motivos para isso. Então, também questiona o fato de um homem branco americano dar voz a um personagem indiano carregado de clichês.
Em 2018, Os Simpsons tentaram dar uma resposta para polêmica com o episódio “Nenhuma Boa Leitura Ficará Impune”. No entanto, o roteiro dividiu ainda mais as opiniões do público. Pessoas defenderam a forma de humor da animação, enquanto outras consideraram o material “desdenhoso e fora de caráter”.
Na época, Hank Azaria revelou o desejo de parar de interpretar Apu e dar espaço para um ator de origem indiana assumir o papel. Caso isso não fosse possível, ele também sugeriu que o personagem fosse “aposentado”, como aconteceu com outros no passado.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)