Oscar: 6 atores que já concorreram em 2 categorias no mesmo ano

2 min de leitura
Imagem de: Oscar: 6 atores que já concorreram em 2 categorias no mesmo ano
Avatar do autor

Uma das surpresas da lista de indicados ao Oscar 2020 foi a nomeação de Scarlett Johansson em duas categorias. Nesta edição, ela concorre como Melhor Atriz por sua atuação em Uma História de Casamento (2019) e como Melhor Atriz Coadjuvante por sua participação em Jojo Rabbit (2019).

Apesar de ser algo surpreendente, não é tão raro um artista concorrer a mais de uma categoria de atuação no mesmo ano durante a famosa premiação do cinema. Conheça alguns atores que realizaram esse feito em edições passadas.

Cate Blanchett

Elizabeth: A Era de Ouro (2007). (Fonte: IMDb/Divulgação)

Em 2008, o papel principal em Elizabeth: A Era de Ouro (2007) rendeu uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz para Cate Blanchett. Enquanto isso, por interpretar brevemente o músico Bob Dylan em Não Estou Lá (2007), a artista australiana concorreu na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Porém não conquistou nenhuma estatueta naquele ano.

Julianne Moore

Longe do Paraíso (2002). (Fonte: IMDb/Divulgação)

Dois filmes que se passam nos anos 1950 ajudaram Julianne Moore a concorrer em duas categorias no Oscar de 2003. Por Longe do Paraíso (2002), a americana foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, e o seu papel em As Horas (2002) a colocou na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Infelizmente, ela não levou nenhum dos prêmios para casa.

Jamie Foxx

Ray (2004). (Fonte: IMDb/Divulgação)

Por interpretar o músico Ray Charles na cinebiografia Ray (2004), o americano Jamie Foxx conquistou a estatueta de Melhor Ator no Oscar de 2005. No mesmo ano, ele concorreu na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em Colateral (2004).

Holly Hunter

O Piano (1993). (Fonte: IMDb/Divulgação)

No Oscar de 1994, a americana Holly Hunter teve a oportunidade de concorrer em duas categorias e levar uma estatueta para casa. Naquele ano, ela conquistou o prêmio de Melhor Atriz por O Piano (1993). Ao concorrer na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por atuar em A Firma (1993), ela perdeu a estatueta para a jovem Anna Paquin. Curiosamente, a atriz de 11 anos de idade na época levou o prêmio por interpretar a filha da personagem de Hunter em O Piano.

Al Pacino

Perfume de Mulher (1992). (Fonte: IMDb/Divulgação)

Al Pacino já era um astro consagrado quando foi indicado a duas categorias no Oscar de 1993. Por sua excelente atuação no clássico Perfume de Mulher (1992), ele conquistou a estatueta de Melhor Ator. E concorreu na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua participação em outro clássico, O Sucesso a Qualquer Preço (1992).

Sigourney Weaver

Nas Montanhas dos Gorilas (1988). (Fonte: IMDb/Divulgação)

Por Nas Montanhas dos Gorilas (1988) e Uma Secretária de Futuro (1988), Sigourney Weaver concorreu aos prêmios de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar de 1989. Surpreendentemente, os mesmos papéis renderam a ela o Globo de Ouro nas mesmas categorias; no entanto, na premiação da Academia, a artista ficou sem as estatuetas.

Esses foram alguns dos artistas importantes que tiveram a oportunidade de concorrer em duas categorias do Oscar no mesmo ano. Será que Scarlett Johansson vai conseguir levar pelo menos um dos prêmios para casa? Qual é sua opinião?

Cupons de desconto TecMundo:

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Oscar: 6 atores que já concorreram em 2 categorias no mesmo ano