The Mandalorian: cena final da temporada apresenta arma lendária

2 min de leitura
Imagem de: The Mandalorian: cena final da temporada apresenta arma lendária

O último episódio da primeira temporada de The Mandalorian, lançado no Disney+ na última sexta-feira (27), trouxe pela primeira vez em uma produção live-action do universo de Star Wars uma das armas mais lendárias: o Sabre Sombrio (Darksaber, em inglês).

De grande importância para o povo de Mandalore, a arma de luz negra com brilho clareado apareceu empunhada por Moff Gideon, personagem interpretado por Giancarlo Esposito (Breaking Bad), ao final do capítulo, o que traz suposições e expectativas para o futuro da série.

Após eventos que levaram os protagonistas a escaparem de Gideon, a última cena da 1ª temporada de The Mandalorian mostra o vilão ressurgindo de sua nave — destruída pelo protagonista (Pedro Pascal) —, carregando o antigo e singular item de origem mandaloriana usado para unir o povo. Esse objeto é, inclusive, apresentado em alguns episódios nas animações de Star Wars, até então bastante ignorados pela franquia principal.

Cena final do episódio de The Mandalorian que revela o Sabre Sombrio. (Fonte: IMDb)

Afinal, o que é a arma e como ela surgiu na série?

A animação Clone Wars conta que o Sabre Sombrio foi criado por Tarre Vizsla, primeiro mandaloriano da Ordem Jedi. Depois de sua morte, o artefato foi mantido no Templo de Coruscant até o conflito entre os Jedi e membros da Casa Vizsla durante a queda da Velha República. Após isso, a sua posse foi mantida até um duelo entre Pre Vizsla — um dos descendentes — e Darth Maul, com vitória do Sith e, assim, novo dono do raro sabre que continuou em segredo.

Anos mais tarde, em Star Wars: Rebels, o item foi descoberto por Sabine Wren — uma mandaloriana — e Kanan Jarrus — um Jedi —, que a treinou para aprender a usá-lo durante uma das batalhas mais importantes da série animada. Ela, então, entregou a arma para Bo-Katan Kryze — outro mandaloriano — ao final dessa história, a qual se passa cerca de um ano antes dos eventos de Star Wars IV: Uma Nova Esperança.

Sabine com a arma mandaloriana em "Rebels". (Fonte: IMDb)

Dessa forma, o último paradeiro conhecido do Sabre Sombrio havia sido junto a membros de Mandalore. Na season finale de The Mandalorian, Moff Gideon descreve uma batalha na qual vários mandalorianos foram dizimados, sugerindo que o vilão foi responsável pela morte de Bo-Katan e por tomar posse de itens daquele povo, dentre eles, o próprio sabre.

Assim, com a 2ª temporada de The Mandalorian já confirmada, a expectativa é que veremos o Sabre Sombrio novamente. Além disso, poderemos saber quais rumos serão tomados para uma nova transferência da lendária arma, de Gideon para o protagonista mandaloriano, já que é um dos poucos sobreviventes desse povo e dono original do objeto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.