De grandes franquias a jogos indie: os 12 melhores games de 2019

6 min de leitura
Imagem de: De grandes franquias a jogos indie: os 12 melhores games de 2019

Comum em todo final de ano, uma restrospectiva sempre passa por nossa cabeça, nos fazendo lembrar de nossos melhores momentos. Em 2019, tivemos momentos bons na indústria dos games, com lançamentos que fizeram parte de um ano de conquistas para muitas desenvolvedoras, bem como continuações, finais ou remakes de franquias aguardadas há décadas.

Separamos uma lista com os 12 melhores jogos de 2019 para você. Confira abaixo:

1. Apex Legends - Respawn Entertainment

Uma grande surpresa de 2019 foi Apex Legends. Gratuito, ele é um battle royale que chegou prometendo desbancar Fortnite, trazendo para a sua mecânica elementos do battle royale e poderes especiais para cada personagem, o título foi um sucesso logo de cara.

Apex Legends está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.

2. Devil May Cry V - Capcom

Entre as franquias mais famosas e populares da Capcom, podemos adicionar Devil May Cry, que coloca o jogador no papel de Dante, um exterminador de dêmonios a fim de vingar o assassinato de sua mãe.

Um dos pontos a serem destacados em DMC V é que seu visual gráfico está quase impecável, assim como outros diversos aspectos do game. Sem contar na clássica fórmula sonora do jogo: cada personagem tem sua trilha e ela vai evoluindo junto à evolução do próprio personagem. Ele pode deixar os fãs aprisionados na tela do videogame durante horas por sua gameplay incrível e pela construção da narrativa da história.

Devil May Cry V está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.

3. Kindgom Hearts 3 - Square Enix

Fãs da aclamada franquia da Square Enix vibraram quando KH3 foi anunciado, e mais ainda quando ele finalmente foi lançado. A história de Sora, Donald, Pateta e o restante do grupo ganhou seu final tão esperado nesse jogo que encantou milhares de fãs: seja pelo gameplay, pelos personagens ou pela lembrança e emoção de a saga estar chegando ao seu fim.

Kingdom Hearts 3 está disponível para Playstation 4 e Xbox One.

4. Resident Evil 2 - Capcom

Depois de muitos pedidos e muita espera, a Capcom finalmente entregou uma boa notícia as fãs: o remake de Resident Evil 2. Ele tem sido considerado um dos melhores jogos de terror já feitos, superando a expectativa dos fãs em relação ao título.

Mudanças intuitivas e a roupagem dos famosos personagens principais são umas das mudanças que o remake trouxe para RE2, mas, além disso, outras opções de jogabilidade também entram em cena. Os detalhes estão mais vívidos e a experiência da mecânica de sobrevivência de terror está melhorada. Definitivamente ganhou espaço entre os melhores jogos de 2019.

Resident Evil 2 está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.

5. Sekiro: Shadows Die Twice - FromSoftware

Sekiro é um jogo de ação e aventura da FromSofware - criadora de Dark Souls -, que conta a história de Shinobi, conhecido como Lobo de Um Braço Só, e tem como missão proteger seu novo mestre conhecido como Herdeiro Divino, um jovem garoto descendente de uma linhagem misteriosa. A história se desenrola e não para por aí: o game foi considerado um dos jogos da FromSoftware com o enredo mais rico.

Sekiro: Shadow Dies Twice está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.

6. Bloodstained: Ritual of the Night - ArtPlay

Os jogos indie também tem seu lugar garantido nesta lista, assim como Bloodstained, praticamente um "filho" de Castlevania. Em 2015, ele foi anunciado no Kickstarter e a partir daí, bombou nas redes sociais e a espera só aumentou.

Bloodstained é repleto de referências e semelhanças com Castlevania: Symphony of the Night, não é à toa que chamam ele de seu sucessor espiritual, mas o jogo conta com seus próprios charmes e acertos.

Bloodstained: Ritual of the Night está disponível para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

7. Fire Emblem: Three Houses - Nintendo

Apostando em um jogo da franquia Fire Emblem para o Nintendo Switch pela primeira vez, a Nintendo acertou em cheio com Three Houses. O jogo, no console, conta com uma variedade e possibilidade maior de cutscenes, diálogos maiores e voice acting.

O jogo permite que o jogador escolha uma das três "casas/facções" diferentes que vai influenciar na experiência da história no geral. Por ter diferentes caminhos, o jogador não se cansa tão fácil e pode explorar as três facções em momentos diferentes, tendo uma jogabilidade diferente em três momentos diferentes do game.

Fire Emblem: Three Houses está disponível para Nintendo Switch.

8. Call of Duty: Modern Warfare - Infinity Ward

Na lista de melhores jogos do ano em muitos sites por aí, Call of Duty: Modern Warfare teve um excelente ano. Alguns pontos do jogo foram melhorados, como o modo história agressivo que foi incluído, seu modo multiplayer, os gráficos, a impecável melhora no design sonoro.

Para games de guerra e FPS como Call of Duty, o modo multiplayer é sempre mais interessante para os jogadores, e nesse quesito, CoD não pecou em nada, por isso teve um desempenho ótimo em 2019.

Call of Duty: Modern Warfare está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC.

9. Gears 5 - The Coalition

Claro que alguns dos jogos mais populares de 2019 seriam sequências de franquias grandes, mas precisamos concordar que as melhorias estão além do imaginável para algumas dessas continuações. Gears 5 trouxe uma premissa de criar uma renovação para o game sem perder sua essência.

A Coalition apostou em melhorias gráficas, de jogabilidade e em novos modos de jogo, consolidando Gears 5 como um dos jogos mais expressivos da Era Xbox One.

Gears 5 está disponível para Xbox One e PC.

10. Cadence of Hyrule - Brace Yourself Games

Zelda é popularmente conhecido como uma das franquias mais amadas e clássicas de todos os tempos. Cadence of Hyrule misturou um pouquinho da famosa franquia da Nintendo com o game indie Crypt of the Necrodancer, criando uma incrível aventura visual e graciosamente jogável.

O game é construído como um título de Zelda, mas os jogadores precisam seguir a música para avançar conforme os mapas e dungeons. Cada área e arma específica no jogo tem seu próprio ritmo, o que deixa ele ainda mais divertido.

Cadence of Hyrule está disponível para Nintendo Switch.

11. Pokémon Sword and Pokémon Shield - Nintendo

Clássico game nintendista, Pokémon atrai fãs de todos os tipos - idade, gênero, descendência -, sendo a maior franquia de entretenimento mundial. Um dos jogos publicados em 2019 da aclamada série de monstrinhos foi Sword and Shield, que trazem uma nova e inédita região chamada Galar. A história caminha na mesma receita de bolo das histórias da franquia: não é das mais originais, mas funciona muito bem.

Mesmo sendo um título difícil de impressionar, Pokémon Sword & Shield trouxe uma experiência interessante e não deixou nada cansativo. Algumas novidades foram adicionadas ao jogo e agradaram aos fãs, além do visual gráfico ter sido melhorado... e muito, dando um passo importante para a franquia em quesito de games.

Pokémon Sword e Pokémon Shield estão disponíveis para Nintendo Switch.

12. The Legend of Zelda: Link's Awakening - Nintendo

Vinte e seis anos depois do seu lançamento oficial para o Game Boy, The Legend of Zelda: Link's Awakening renasceu como uma experiência surreal para o Nintendo Switch. E mostrou para os fãs que a Nintendo está - sim - comprometida a entregar jogos com melhorias fantásticas em todos os quesitos, de gráficos à jogabilidade.

O game de 2019 é uma recriação perfeita da primeira versão de 1993, mesmo assim não tira a emoção de quem já jogou o original. Link's Awakening traz consigo uma carga emocional e nostálgica tanto quanto deveria, e a Nintendo acertou em cheio nesse remake: com poucas mudanças significativas para o contexto da franquia, o game é encantador e charmoso.

The Legend of Zelda: Link's Awakening está disponível para Nintendo Switch.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.