V-Wars: conheça a origem da nova série de vampiros da Netflix

3 min de leitura
Imagem de: V-Wars: conheça a origem da nova série de vampiros da Netflix

V-Wars é a aposta da Netflix para conquistar os fãs de vampiros. A série, que chega ao catálogo do streaming em 5 de dezembro, tem como protagonista Ian Somerhalder, que também trabalhou em The Vampire Diaries. A produção da Netflix tem sido comparada com a série da CW não apenas pela temática mas também pelo estilo.

Adaptação de uma coleção de livros e HQs, V-Wars já tem um universo bem estabelecido, e a série deve levar muitas coisas do material original para o streaming. Para ficar por dentro das histórias escritas por Jonathan Maberry, preparamos este texto com tudo o que você precisa saber sobre a nova produção da Netflix.

Os livros

Coleção 'V-Wars' (Fonte: IDW Publishing/Divulgação)
Coleção "V-Wars". (Fonte: IDW Publishing/Divulgação)

As primeiras histórias desse universo de vampiros foram publicadas em uma antologia de contos de diversos escritores, além do criador da série, Jonathan Maberry, que também foi responsável por editar o material. Com forte influência no filme O Enigma de Outro Mundo, de John Carpenter, as histórias são contadas por testemunhas oculares e pessoas que estiveram na linha de frente contra os vampiros. Os livros foram publicados entre 2012 e 2016, e entre os escritores que contribuíram estão Nancy Holder, Yvonne Navarro e Gregory Frost.

O primeiro livro recebeu o título V-Wars: Chronicles of the Vampire Wars, e as narrativas contam o início de um cenário apocalíptico causado pela liberação de um vírus que estava congelado no Ártico. Esse componente ativa um gene adormecido em parte da população humana, que se transforma em vampiros, dando origem a um banho de sangue.

A sequência, V-Wars: Blood and Fire, acontece 1 ano após o vírus ter se espalhado. Ao longo de 12 meses, a palavra "vampiro" já não está mais associada às histórias de ficção, pois as criaturas entraram em guerra com as pessoas não infectadas, um acordo de paz foi assinado, mas foi quebrado. Os contos narram os eventos após a quebra desse acordo.

Os dois últimos volumes de antologias, V-Wars: Night Terrors e V-Wars: Shockwaves, têm histórias mais locais, mostrando as consequências da guerra entre vizinhos, famílias e em ambientes do dia a dia.

As HQs

(Fonte: IDW Publishing/Divulgação)
(Fonte: IDW Publishing/Divulgação)

Em 2014, Jonathan Maberry começou a trabalhar com o seu universo de vampiros em HQs. Até o momento, foram publicadas 12 edições e um especial, todos escritos por ele e com arte de Alan Robinson, Marco Turini e Alex Milne.

"Nada aqui brilha, posso lhe dizer isso. São monstros assustadores da velha escola. E, na verdade, são da velha escola porque não são vampiros de Hollywood", explicou Maberry durante a San Diego Comic Con 2014. "Isso realmente se baseia nas crenças mundiais sobre vampiros. Todo país acredita nos vampiros, e todos são diferentes. Então, quando as pessoas são infectadas pela praga no V-WARS, elas se transformam em qualquer vampiro que esteja ligado à sua origem étnica, o que significa que você nunca sabe quem será um vampiro ou que tipo de vampiro será. Nunca será uma coisa boa para ninguém envolvido".

A HQ aprofundou mais o universo criado nos livros, mostrando as diferenças entre os vampiros, apresentando um grupo não muito violento. Também abordou melhor a guerra, mostrando as forças militares que combatem as criaturas. Diferentemente dos livros, as HQs têm uma narrativa menos episódica.

A série

Ian Somerhalder em 'V-Wars' (Fonte: IMDb/Reprodução)
Ian Somerhalder em 'V-Wars' (Fonte: IMDb/Reprodução)

A série da Netflix terá um formato próximo das HQs, e a história seguirá alguns dos mesmos personagens, mas em outro ponto de vista. A premissa seguirá a mesma, com um vírus que estava congelado no Ártico, ativando o gene vampiro em alguns humanos.

A trama vai acompanhar o Dr. Luther Swann (Ian Somerhalder), que de repente se vê em um mundo onde seu melhor amigo, Michael Fayne (Adrian Holmes), foi infectado por um vírus que o transforma em um assassino canibal. Com o tempo, a doença se espalha, atingindo outros humanos e dando origem a uma guerra entre infectados e não infectados. Enquanto Swann tenta descobrir o que está causando a infecção e luta para mediar a paz, Fayne se torna um dos líderes dos vampiros contra os humanos.

A primeira temporada estreará em 5 de dezembro e terá 10 episódios.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.