Inteligência artificial fará novo mangá de Osamu Tezuka, autor de Astro Boy

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial fará novo mangá de Osamu Tezuka, autor de Astro Boy

A empresa japonesa de tecnologia Kioxia utilizará uma inteligência artificial para criar um mangá a partir dos traços de Osamu Tezuka. O objetivo é tentar simular quais seriam os trabalhos que o artista poderia estar desenvolvendo atualmente.

Tezuka foi um dos mais importantes criadores de mangás de todos os tempos, tendo sido considerado um Walt Disney japonês. Com títulos como Astro Boy, Kimba, o Leão Branco, Dororo e Black Jack no currículo, o mangaká ainda exerce influência nos quadrinhos japoneses, mesmo após 30 anos da sua morte.

De acordo com a Anime News Network, via ComicBook, a Kioxia começou como uma empresa "especializada em armazenamento de dados de alta velocidade e alta capacidade" sob o nome de Toshiba Memory. Até o momento, não foi revelado se o objetivo será criar um novo mangá do zero ou continuar os trabalhos de Tezuka.

Osamu Tezuka (Fonte: IMDb/Reprodução)
Osamu Tezuka (Fonte: IMDb/Reprodução)

Questões éticas

É discutível o quanto um trabalho como o que está sendo desenvolvido pela Kioxia é respeitoso com a imagem de grandes artistas. Talvez esse seja o início de tecnologias capazes de perpetuar o legado de pessoas como Tezuka, porém é difícil afirmar se haverá o mesmo impacto. Por outro lado, é uma forma de compreender como uma inteligência artificial consegue desenvolver uma nova arte a partir de um artista com um trabalho tão diversificado.

Astro Boy é um dos principais personagens de mangá do Japão. Lançado em 1952 por Osamu Tezuka, foi adaptado para diversas mídias, em histórias que misturam ficção científica com fantasia e aventura. Foi a primeira série animada exibida no Japão, tendo se tornado muito influente para trabalhos futuros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.