Mais impostos sobre games: governadores debatem possibilidade

1 min de leitura
Imagem de: Mais impostos sobre games: governadores debatem possibilidade

A novela de jogos e impostos no Brasil parece que nunca terá fim; e agora ganha mais um capítulo esquisito. Um grupo de governadores estuda taxar games para arrecadar mais recursos para a segurança pública. De acordo com a ideia, a estimativa é que seria possível arrecadar até R$ 18 milhões com a iniciativa.

De acordo com o jornal O Globo, a proposta foi apresentada por Wellington Dias, governador do Piauí, durante o Fórum de Governadores realizado em Brasília, no dia 8, e que recebeu apoio do governador de São Paulo, João Dória.

Todos os jogos pagam imposto, não é razoável que o jogo eletrônico na internet, sobretudo realizado fora do Brasil, aconteça sem a aplicação de impostos

"Nos pareceu uma sugestão bem-vinda, já que os jogos eletrônicos na internet não são taxados. Todos os jogos pagam imposto, não é razoável que o jogo eletrônico na internet, sobretudo realizado fora do Brasil, aconteça sem a aplicação de impostos. Um dos governadores fez essa sugestão e ela foi bem percebida pelos demais", comentou Dória.

Mas nem todos os governadores acharam a ideia tão boa assim, como Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, que não apoia o projeto por acreditar que o problema da segurança não é a falta de recursos, mas sim sua gestão.

(Fonte: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

"Nós já gastamos demais com segurança. Se continuarmos discutindo as mesmas coisas, vamos seguir colocando mais dinheiro na segurança pública e não vamos obter resultado. O problema é de gestão. Não adianta querer gastar mais dinheiro em cima de algo que está ruim", disse o governador.

Ainda não se sabe como seria essa taxação e o quanto isso poderia encarecer ainda mais os jogos vendidos no País. Há 2 meses, o governo federal reduziu o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) sobre video game. Antes disso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca a isenção de impostos em jogos e plataformas fabricados no Brasil, mas ainda deve ser votada no Plenário.

Governadores querem impostos em jogos para arrecadar mais via Voxel

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.