South Park é banido na China após episódio com críticas ao país

1 min de leitura
Imagem de: South Park é banido na China após episódio com críticas ao país

O governo chinês decidiu banir South Park do país, após episódio que critica e satiriza a censura na China. "Band in China" teve duas histórias paralelas mostrando como o país age de maneiras autoritária e como isso afeta a produção de Hollywood que precisa se moldar às exigências do governo chinês.

Em uma das histórias, Randy, pai de Stan, decide vender maconha na China, mas acaba sendo preso. Como punição, ele é levado para um campo de concentração que serve para doutrinar politicamente chineses muçulmanos.

Enquanto isso, Stan, Jimmy, Kenny e Butters decidem montar uma banda de metal. Quando eles começam a ficar famosos, um empresário decide fazer um filme sobre eles, porém o roteiro precisa ser alterado o tempo todo para que ele possa ser exibido na China. Em determinado momento, Stan diz que "Agora eu sei como os escritores de Hollywood se sentem".

Fonte: IMDb/Reprodução
Fonte: IMDb/Reprodução

A frase é uma crítica direta a Hollywood, mas direcionada especialmente para a Disney. Em determinado momento do episódio, o Mickey Mouse aparece para controlar como seus funcionários – diversos personagens da Disney e da Marvel – sejam gentis com os chineses.

No Twitter, os criadores de South Park, Trey Parker e Matt Stone, ironizaram a censura imposta ao desenho, através de um pedido de desculpas.

"Como a NBA, saudamos os censores chineses em nossas casas e em nossos corações. Nós também amamos dinheiro mais do que a liberdade e a democracia. Xi [Jinping] não parece nem um pouco com o Ursinho Pooh. Sintonize em nosso episódio nº 300 nesta quarta-feira, às 10h. Viva o grande partido comunista da China. Que a colheita do sorgo no outono seja abundante. Estamos bem com a China agora?"

A citação do Ursinho Pooh é uma referência a outra censura imposta pelo governo, que proibiu que o desenho fosse exibido no país. Isso aconteceu porque o presidente chinês, Xi Jinping, começou a ser comparado com o protagonista da animação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.