Alexa: Samuel L. Jackson será uma das vozes da assistente virtual

1 min de leitura
Imagem de: Alexa: Samuel L. Jackson será uma das vozes da assistente virtual

Samuel L. Jackson será uma das opções de voz de celebridades da Alexa, assistente virtual da Amazon baseada em nuvem. A informação foi comunicada pela própria varejista nesta quarta-feira (25) durante a Amazon Devices 2019, evento sobre produtos da gigante digital.

Na ocasião, a companhia informou que lançará o pacote com a voz do ator e produtor para a Alexa até o final do ano, que custará US$ 0,99 (R$ 4,11 na cotação de hoje). Embora Jackson venha inaugurar a nova funcionalidade neste ano, a empresa de Jeff Bezos também pretende convidar outros famosos para oferecer a mesma variedade em 2020.

Alexa está presente em dispositivos inteligentes da Amazon, como o alto-falante Echo, e de outras companhias. (Fonte: Amazon/Divulgação)

Tecnologia de conversão

A Amazon desenvolveu uma nova tecnologia capaz de converter texto em fala neural de modo rápido, para tornar a voz feminina e padrão da Alexa um pouco mais natural e expressiva. Contudo resolveu aplicá-la em outras opções com linguagem de pessoas reais, como será o caso de Samuel L. Jackson. Assim, a voz do ator como parte da assistente ocorrerá de forma sintetizada, e não com frases e expressões pré-gravadas — como feito pela própria Amazon no passado.

Apesar de atrativa, essa variante com celebridades não permitirá que seus usuários explorem outros recursos importantes da Alexa, como: lembretes, compras, listas e semelhantes. No caso, ela vai liberar o uso de outros comandos básicos, como: despertador e informações de curiosidades — inclusive sobre o próprio Samuel L. Jackson.

Versão multilíngue e modo de segurança

Outra novidade anunciada pela Amazon em seu evento é que a Alexa terá um modo multilíngue destinado a famílias falantes de mais de uma língua. A disponibilidade do recurso irá variar conforme o país em que a assistente será usada. Por exemplo, nos Estados Unidos, há suporte para inglês e espanhol; no Canadá é possível acessar as versões inglês e francês; na Índia os usuários podem optar por inglês ou hindi.

Além disso, a companhia passa agora a fornecer uma funcionalidade chamada de “Alexa Communications for Kids”. Ela permitirá a pais e responsáveis criarem uma lista de contatos com os quais as crianças podem interagir quando ligar os alto-falantes Amazon Echo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.