Coringa: 6 HQs para se preparar para o filme

3 min de leitura
Imagem de: Coringa: 6 HQs para se preparar para o filme

Ao longo dos anos, o Coringa passou de inimigo do Batman para um dos mais icônicos personagens dos quadrinhos. Criado em 1940, o mais célebre criminoso de Gotham passou por diversas modificações, sem nunca perder seu estilo anárquico e sarcástico em contraste com o Cavaleiro das Trevas.

Em quase 80 anos de histórias, o vilão já foi adaptado para diversas mídias e por diferentes atores no papel e na dublagem. Em 3 de outubro, teremos a oportunidade de ver o quinto Palhaço do Crime no cinema, com Joaquin Phoenix dando vida ao personagem em um filme que vem recebendo diversos elogios nos festivais em que já foi exibido.

Para se preparar e conhecer melhor quem é o Coringa, veja algumas das histórias mais marcantes.

"Batman: A Piada Mortal" (1988)

(Fonte: CBR/Reprodução)
(Fonte: CBR/Reprodução)

Uma das primeiras HQs que os fãs citam ao falar do Coringa é uma boa amostra do que ele é capaz de fazer apenas para conseguir provar ao Batman seu ponto de vista: qualquer um pode se tornar vilão se tiver um dia ruim. Escrita pelo mestre dos quadrinhos, Alan Moore, a história mostra o Coringa capturando Barbara Gordon e a deixando paraplégica durante o processo antes de usá-la contra o comissário Gordon em um dos atos mais sádicos do criminoso de Gotham. A HQ também se tornou célebre por mostrar uma das origens mais clássicas do Coringa.

"Batman: Uma Morte na Família" (1988)

(Fonte: CBR/Reprodução)
(Fonte: CBR/Reprodução)

Uma das histórias mais cruéis e trágicas, "Batman: Uma Morte na Família" mostra Jason Todd, o segundo Robin, tentando descobrir sua real origem, mas o Coringa arquiteta um plano e consegue sequestrá-lo e matá-lo. A história afeta o Batman e suas consequências são representadas nas HQs.

"Batman: As Cinco Vinganças do Coringa!" (1973)

(Fonte: CBR/Reprodução)
(Fonte: CBR/Reprodução)

O Coringa quer se vingar de cinco capangas que não o ajudaram a cometer um crime, o que resultou em sua prisão. Ao sair, ele dá início ao seu plano, enquanto o Batman tenta antecipar seus passos e impedir mais mortes na cidade. Essa foi a história que redefiniu o Palhaço do Crime como um assassino sanguinário e impiedoso.

Em especial após a série de TV de Adam West, ele se tornou mais um palhaço bobo do que um criminoso temido. Mas tudo mudou com essa história.

"Batman Adventures: Louco Amor" (1994)

(Fonte: CBR/Reprodução)
(Fonte: CBR/Reprodução)

Arlequina surgiu em Batman: A Série Animada e devido à sua popularidade passou a ser recorrente nas HQs do Homem-Morcego. "Batman Adventures: Louco Amor" é a história de origem da psiquiatra Harleen Frances Quinzel. Ao acreditar que poderia tratar o Coringa, ela acaba se apaixonando por ele e se torna a vilã capaz de qualquer coisa para provar seu amor pelo Palhaço do Crime. É um dos quadrinhos que melhor demonstra o poder de manipulação do Coringa.

"Batman: O Homem que Ri" (2005)

(Fonte: CBR/Reprodução)
(Fonte: CBR/Reprodução)

O primeiro encontro entre Batman e Coringa é o que pode ser visto nessa história. Depois de "Batman: Ano Um", uma atualização do herói, era necessário recontar a origem do seu principal inimigo, e para isso o roteirista Ed Brubaker foi atrás de uma das inspirações do criminoso, "O Homem que Ri". A HQ mostra Batman investigando uma série de crimes que resultam na morte de pessoas importantes de Gotham encontradas com um sorriso sinistro no rosto.

"Batman: O Peixe Risonho" (1937)

(Fonte: CBR/Reprodução)
(Fonte: CBR/Reprodução)

Em um dos planos mais improváveis do Coringa, a história o mostra soltando uma toxina no porto de Gotham e afetando todos os peixes. Quando tenta patentear o produto, mas acaba sendo impedido, o Palhaço do Crime mostra por que não deve ser contrariado. A trama é um bom exemplo de como o Coringa tem mudanças de humor muito repentinas, mostrando o lado mais psicológico do criminoso. Esse quadrinho também foi adaptado em Batman: A Série Animada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.