10 animes clássicos que merecem ser vistos e revistos

5 min de leitura
Imagem de: 10 animes clássicos que merecem ser vistos e revistos

A década de 90 foi um marco para o mundo dos animes: os desenhos japoneses passaram a contemplar histórias mais maduras, com personagens memoráveis, resultando em grandes clássicos. A animação do passado era mais granulada e menos nítida do que as atuais, mas o enredo era muito sofisticado. Não nos restam dúvidas de que as narrações desta época construíram as bases para o anime moderno, impulsionando as criações disponíveis hoje.

O público mais jovem provavelmente não teve acesso a muitos dos clássicos da animação japonesa daquela época, então preparamos uma lista dos animes mais aclamados, que valem a pena ser vistos (de novo ou pela primeira vez!).  Aqui estão 10 opções de animes icônicos. Você já viu algum?

  • Cowboy Bebop

Cowboy Bebop foi ao ar no ano de 1998 e tem 26 episódios que trouxeram a história de quatro caçadores de recompensas que viajam juntos ao espaço, buscando aventuras e dinheiro. A série engloba uma realidade que mistura ficção científica com elementos dos gêneros de faroeste e máfia americana. Os personagens são profundos e inesquecíveis e, mesmo com muitas cenas de ação e batalha, o enredo explora momentos dramáticos e filosóficos. Cowboy Bebop é um clássico cult e é um dos títulos que criou precedentes para o novo anime, fugindo dos clichês do gênero.

Cowboy Bebop (Fonte: IGN/Reprodução)
Cowboy Bebop (Fonte: IGN/Reprodução)
  • Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan

Rurouni Kenshin foi lançado em 1996 e inclui 95 episódios que trazem a história de Battousai, um lendário assassino que abandonou seu estilo de vida, vivendo uma vida normal após uma longa guerra no Japão. O samurai passou a viver pacificamente como Kenshin Himura, até que novas ameaças do passado o obrigam a defender seus novos ideais. Rurouni Kenshin é um clássico anime de ação e, no Brasil, é conhecido como Samurai X.

Rurouni Kenshin (Fonte: Anime United/Reprodução)
Rurouni Kenshin (Fonte: Anime United/Reprodução)
  • Fruits Basket

Fruits Basket foi criado no final dos anos 90 e lançado em 2001, e conta a vida de Tooru Honda, uma adolescente de 16 anos. A história tem 26 episódios e mostra seu relacionamento com os colegas de escola Yuki Sohma e Shigure Sohma, membros de uma misteriosa família que esconde um segredo sombrio. Tooru descobre a maldição terrível: se um Sohma é abraçado por alguém do sexo oposto, ele se transforma temporariamente em um dos animais do zodíaco. A animação traz um sentimento alegre devido ao otimismo da garota.

Fruits Basket (Fonte: Siri Nerd/Reprodução)
Fruits Basket (Fonte: Siri Nerd/Reprodução)
  • Fushigi no Umi no Nadia

Fushigi no Umi no Nadia (ou, em inglês, Nadia: the secret of blue water) é um anime que foi lançado em 1990 e tem 39 episódios. A animação se passa em uma versão alternativa do ano de 1889, uma época de grandes descobertas tecnológicas. A história é baseada no romance 20.000 Léguas Submarinas e narra como Nadia, com a ajuda de um jovem inventor, Jean, tentam proteger o mundo de um inimigo obcecado em restaurar o antigo império atlante. É uma série de aventuras que foca na exploração naval.

Fushigi no Umi no Nadia (Fonte: Launch Box/Reprodução)
  • Neon Genesis Evangelion

Neon Genesis Evangelion foi lançado em 1995 e tem 26 episódios que se passam em um futuro alternativo e pós-apocalíptico de 2015.  A Terra está à beira da destruição foi invadida por seres conhecidos como "anjos". A última esperança de combatê-los está nas mãos de Nerv, uma agência especial, e seus Evangelions, máquinas gigantes pilotadas por crianças. A animação traz batalhas épicas e é um conto heróico do garoto Shinji Ikari, que se tornará uma lenda pilotando a Evangelion Unidade 01.

Neon Genesis Evangelion (Fonte: Vox/Reprodução)
Neon Genesis Evangelion (Fonte: Vox/Reprodução)
  • Berserk

A animação japonesa Berserk foi ao ar em 1997 e apresenta 25 episódios. A história é uma fantasia sombria e conta as façanhas de Guts, o Espadachim Negro, um mercenário com uma habilidade incomparável que luta pela astúcia Griffith e seu exército, o Bando do Falcão. O anime inclui cenas brutais e apocalípticas e uma trilha sonora assustadoramente bonita e sobrenatural.

Berserk (Fonte: Comic Book/Reprodução)
Berserk (Fonte: Comic Book/Reprodução)
  • Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho foi lançado em 1992 e tem 112 episódios que contam a vida de Yuusuke Urameshi, um adolescente delinquente forçado a amadurecer e crescer. Um dia, o garoto de 14 anos salva a vida de um menino na rua e, devido ao seu sacrifício, ele é agraciado com as responsabilidades de um "detetive espiritual" por Koenma, herdeiro do trono do reino espiritual. Com a orientação do deus da morte Botan, Yuusuke passa a impedir as más presenças na Terra. O desenho recebeu vários prêmios pelo Animage Anime Grand Prix.

Yu Yu Hakusho (Fonte: Delfos/Reprodução)
Yu Yu Hakusho (Fonte: Delfos/Reprodução)
  • Trigun

Trigun é um anime lançado em 1998 e com 26 episódios que se passam no distante planeta Gunsmoke. Em um cenário inspirado nos gêneros de faroeste americanos, a história nos traz Vash the Stampede, um homem com uma recompensa gigante por sua cabeça, por ser um vilão impiedoso que destruiu cidades inteiras por diversão. Vash, no entanto, afirma nunca ter tirado uma vida e evita a violência a todo custo. Embora tenha um passado agonizante, o protagonista não perde o senso de humor. Trigun traz muita profundidade em seu enredo, sendo digno de um clássico.

Trigun (Fonte: Wallhere/Reprodução)
Trigun (Fonte: Wallhere/Reprodução)
  • Cardcaptor Sakura

Cardcaptor Sakura foi ao ar em 1998 e tem 70 episódios que trazem a história de Sakura Kinomoto, uma menina de 10 anos de idade que encontra um livro misterioso com um conjunto de cartas. Após liberar acidentalmente as poderosas cartas, Sakura recebe a tarefa de recapturá-las, pois elas representam um grave perigo para o mundo. Ao lado de sua melhor amiga Tomoyo Daidouji, e com a orientação de Kero-chan, Sakura deve aprender a equilibrar seu novo dever secreto com os problemas cotidianos de uma jovem garota. É um clássico anime que aborda um gênero mágico feminino.

Cardcaptor Sakura (Fonte: Den of Geek/Reprodução)
Cardcaptor Sakura (Fonte: Den of Geek/Reprodução)
  • Serial Experiments Lain

Serial Experiments Lain é uma animação lançada em 1998, com 13 episódios e é um anime obscuro e menos conhecido. É um thriller cyberpunk que conta a história de uma jovem garota, Lain, que descobre o Wired, um mundo virtual de redes de comunicação semelhante ao que conhecemos hoje como internet.  O Wired é um suposto experimento, no qual as pessoas se conectam e a vida de Lain é virada de cabeça para baixo quando os limites entre realidade e ciberespaço se esvaem rapidamente. É uma série filosófica e psicológica que aborda temas pesados de forma interessante.

Serial Experiments Lain (Fonte: Wallhere/Reprodução)
Serial Experiments Lain (Fonte: Wallhere/Reprodução)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.