Pokémon é a franquia mais lucrativa do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Pokémon é a franquia mais lucrativa do mundo

Após o grande sucesso do Universo Cinematográfico da Marvel, era esperado que os filmes dos heróis fossem a franquia mais lucrativa do mundo. Porém, um relatório disponibilizado na Wikipedia mostra que Pokémon é quem obtém esse título.

De acordo com a lista, a marca conhecida pelo mascote Pikachu tem valor rentável de cerca de US$ 95 bilhões. Com esse número, ela supera – com folga – grandes franquias do entretenimento, como Star Wars e Harry Potter.

Criado por Satoshi Tajiri e Ken Sugimori, Pokémon começou como uma série de jogos para o console portátil GameBoy em 1996. Depois do lançamento do anime em 1997, os monstrinhos de bolso tornaram-se um fenômeno mundial.

Veja também: Baixe agora: Pokémon Masters já está disponível para Android e iOS

Mesmo com mais de 20 anos de história, a franquia ainda conquista fãs com produtos de sucesso como o game mobile Pokémon Go. Além de lançar filmes com ótimas bilheterias como Detetive Pikachu (2019).

Em 2019, o filme Detetive Pikachu teve bilheteria de mais de US$ 430 milhões (Fonte: IMDb/Divulgação)

Como foi montado o relatório?

A lista considerou as franquias originárias de produtos de mídia, como livros, jogos eletrônicos, quadrinhos, filmes e séries de TV. Para os cálculos dos valores das marcas foram utilizados dados públicos sobre vendas de produtos licenciados, bilheterias de filmes, lucros de museus e outras fontes rentáveis.

Além de Pokémon, a lista com os cinco primeiros colocados é formada por: Hello Kitty, Ursinho PoohMickey Mouse e Star Wars. Para os curiosos, o universo da Marvel aparece em 11º lugar, entre Harry Potter e Homem-Aranha.

Por se tratar de um artigo disponibilizado na Wikipedia, as informações devem ser tratadas apenas como estimativas. Todos os dados da lista são de fontes e sites respeitáveis da indústria, porém, ela deve ser encarada como uma visão geral sobre o assunto.

Confira a lista completa e com maiores detalhes clicando aqui!

Ranking FranquiasO extenso ranking mostra dados sobre cada uma das franquias e seus respectivos faturamentos. (Fonte: ANMTV/Divulgação)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.