Crimes na Netflix: assista a 10 documentários de histórias reais

3 min de leitura
Imagem de: Crimes na Netflix: assista a 10 documentários de histórias reais

Enquanto o badalado Making a Murderer segue com sucesso na Netflix, outros documentários até pouco anunciados contam histórias mais mirabolantes do que a de Steven Avery — apesar de ser difícil esquecer Robert Durst confessando ter matado três pessoas, sem saber que estava sendo gravado, em The Jinx (2015), não mais disponível na plataforma de streaming.

Confira a lista de filmes que retratam crimes reais e tire suas próprias conclusões.

1. Long Shot (2017)

Em maio de 2003, Martha Puebla, de 16 anos, é morta com um tiro na cabeça em frente à sua casa dias depois de testemunhar no julgamento de um homicídio culposo. A polícia prende Juan Catalan, alegando que ele havia matado a garota a pedido do irmão, um gangster, mas na hora do crime o rapaz estava no Dodger Stadium assistindo ao time da casa perder para o Atlanta Braves. Seu advogado, porém, não consegue provar o álibi — até que os acontecimentos dão uma reviravolta de tirar o fôlego.

2. Out of Thin Air (2017)

Em 1974, dois homens somem na Islândia. A polícia prende seis suspeitos que, julgados, são condenados depois de confessarem terem assassinado os desaparecidos, cujos corpos jamais foram recuperados. Quarenta anos depois, novas evidências aparecem e já não há certeza se os seis são assassinos; ou mesmo se alguém morreu.

3. Wormwood (2017)

Frank Olson era um bacteriologista do exército norte-americano em um programa secreto de armas biológicas da CIA. Em 1954, ele pula da janela do hotel em que está hospedado em Nova York; quase 20 anos depois, a família resolve pedir uma segunda autópsia e o caso sofre uma virada. Metade não ficção (com o filho de Olson como investigador) e metade dramatização, o documentário mostra como a CIA pode escolher não contar nada tanto ao público como a seu próprio pessoal.

4. A Escada (2018)

O documentário, originalmente encomendado pelo romancista Michael Peterson, conta seu envolvimento (e posterior julgamento) por supostamente ter matado sua mulher, Kathleen, jogando-a da escada. Para a defesa, Kathleen levou um tombo, já a promotoria usa a quantidade absurda de sangue nos pés, nas roupas, escada, paredes e até no teto (além do sumiço de um atiçador) para reforçar a acusação. A série reúne análises de legistas, entrevistas e imagens do julgamento, mas a dúvida permanece: foi acidente ou assassinato?

5. Gênio Diabólico (2018)

Na tarde de 28 de agosto de 2003, Brian Douglas Wells, de 46 anos, entra em um banco na cidade de Erie (Pensilvânia) usando um colar explosivo. Ele entrega um bilhete a uma funcionária, anunciando o assalto, mas parece não entender bem o que está acontecendo. Cercado pela polícia, ele morre quando o colar explode. O crime, conhecido como Pizza Bomber, é descrito como "um dos mais bizarros dos anais do FBI".

6. Strong Island (2018)

Indicada ao Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem e ganhadora de um Emmy, a produção do cineasta Yance Ford conta como, em abril de 1992, aos 24 anos, seu irmão William, um professor afro-americano, é morto por Mark P. Reilly, um mecânico branco de 19 anos. Um júri composto por homens branco se recusa a indiciar o assassino, que alega autodefesa.

7. Quem matou Jam Master Jay (2018)

Jam Master Jay era um dos integrantes do Run-D.M.C., um dos grupos de hip-hop mais influentes da cena musical norte-americana. Em 30 de outubro de 2002, gravando em seu estúdio no Queens (NY), o DJ é assassinado com um tiro na nuca enquanto descansa. O crime permanece sem resposta.

8. Dirty John: A Verdade Nua e Crua (2019)

O documentário explora os crimes de John Meehan e sua vida com Debra Newell, que se apaixona por ele apesar das mentiras e da manipulação do sociopata.

9. Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy (2019)

Em 1980, Theodore Robert Cowell deu mais de 100 horas de entrevistas para o jornalista Stephen Michaud quando já estava no corredor da morte, condenado à cadeira elétrica. A série traz depoimentos de quem trabalhou no caso do serial killer envolvido em mais de 30 crimes.

10. O Desaparecimento de Madeleine McCann (2019)

Madeleine McCann tinha 3 anos quando desapareceu do quarto de hotel em que sua família estava hospedada em Algarve (Portugal). Várias teorias já surgiram, desde seu assassinato por seus pais até seu sequestro por uma rede de pedófilos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.