Microsoft pretende deixar de lançar jogos para Switch ou PS4

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft pretende deixar de lançar jogos para Switch ou PS4

Em uma declaração recente para o GamesIndustry, a Microsoft revelou que não tem mais projetos para liberar jogos de primeira linha, exclusivos de Xbox e Windows 10, para outras plataformas, como PlayStation 4 e Nintendo Switch. A justificativa foi o desejo de focar lançamentos exclusivamente para seus consoles e dispositivos.

A empresa deixou claro que permanece acreditando na "progressão de jogos com flexibilidade para que desenvolvedores garantam uma experiência justa e divertida". Assim, considerando a volatilidade da indústria de games, não se sabe se a decisão da Microsoft será permanente, ainda mais considerando a concorrência acirrada com empresas como Google e serviços de streaming de jogos. Esse cenário reforça os planos da companhia para o lançamento do xCloud, sua plataforma de jogos em nuvem.

A revelação surpreendeu os usuários, considerando que a Microsoft e a Nintendo têm trabalhado juntas e já foram anunciados games para Switch, como Cuphead e Ori and the Blind Forest. Além disso, surgiram especulações de que a companhia estava planejando desenvolver títulos top de linha para outras plataformas. Nos últimos anos, a Microsoft adquiriu muitos estúdios para estimular sua programação de primeira qualidade.

Microsoft e seus jogos para Xbox (Fonte: Pixabay/Reprodução)
(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Compromissos e o futuro

Apesar da revelação, a equipe da Microsoft deverá honrar seus compromissos anteriores, como o lançamento de Pillars of Eternity II: Deadfire, The Outer Worlds e outros, que chegarão ao PlayStation 4 e ao Nintendo Switch ao mesmo tempo que ao Xbox One. Um porta-voz esclareceu que a empresa está ciente dos acordos existentes com outras plataformas e que irá cumpri-los, mas que, "daqui para frente, os novos estúdios adquiridos pela Microsoft se concentrarão na criação de jogos para nossas plataformas".

A Microsoft já tem acesso a centenas de milhões de gamers que utilizam o Windows 10, portanto a exclusividade da empresa para jogos de PC poderá abrir um nicho com inúmeros futuros jogadores. Além disso, o próximo console da empresa é conhecido como Project Scarlett, com previsão de lançamento apenas no fim de 2020.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.