Game XP: confira tudo o que rolou no maior Game Park do mundo

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Game XP: confira tudo o que rolou no maior Game Park do mundo
Avatar do autor

Equipe TecMundo

O Rio de Janeiro mais uma vez abriu as portas para o primeiro game park do mundo, a Game XP, e o Voxel esteve lá a convite da Oi e vai te mostrar um pouco de tudo que rolou no evento. Imagina um parque de diversões com uma área de 160 mil metros quadrados, com capacidade para até 25 mil pessoas, e tudo isso com estações de games, brinquedos temáticos, feira de inovação e muita música!

Estações de games para todos os gostos

Além das várias estações de jogos espalhadas pelo parque, o evento teve duas áreas dedicadas aos games mais quentes do momento: as Arenas Gameplay. Juntas elas comportavam até 6.800 pessoas e é onde estiveram algumas das maiores marcas do segmento de games exibindo seus games. Empresas como PlayStation e Ubisoft levaram estações de jogos recentes e inéditos para o público.

Na Realidade Virtual, a Oi ofereceu a experiência Hiper Realidade e que levava as pessoas a explorarem o Parque Olímpico de cima para ver o tamanho da cobertura do WiFi Oi Fibra. Tudo isso com direito a sons e vento para aumentar a imersão.

Esports

Foi na Oi Game Arena que foram feitas as abertura e encerramento do evento e onde rolaram as transmissões dos principais campeonatos de esports. O local tinha espaço para 4 mil pessoas e um super telão de 1.500 metros quadrados, a maior tela de games do mundo!

Ao longo de quatro dias, dezenas de torneios foram transmitidos ali, como a estreia do Campeonato Brasileiro de Counter-Strike e as finais do brasileirão de Rainbow Six Siege.

Brinquedos temáticos

E é claro, não seria Game XP se nao tivessem vários brinquedos inspirados em jogos de videogame, e esse ano tudo estava maior e mais interessante. Retornaram algumas atrações da última edição em novas versões, mas também experiências totalmente inéditas. Entre os destaques, o circuito de kart Crash Team Racing, os desafios de PES, laser tag de Fortnite e, é claro, a Roda Gigante da Oi.

Inovação e música

Na Inova Arena aconteceram várias iniciativas na área de inovação, tecnologia e também palestras e painéis.

A gente esteve lá para testar a Holografia da Oi, uma experiência de comunicação por meio de hologramas usando um headset HoloLens, um Kinect como câmera e a tecnologia 5G da Oi.

Falando em 5G, rolou uma demonstração da nova tecnologia Oi 5G por lá. O serviço está previsto pra chegar em 2020, mas já deu para sentir um pouco a sua capacidade. No teste disponível na Game XP, a velocidade do download chegava a 1 GB e o upload a 125 MB.

Outra coisa muito legal foram os games feitos por estudantes da escola NAVE, o Núcleo Avançado em Educação. O programa é realizado pelo Oi Futuro, Instituto de Inovação e Criatividade da Oi.

A Game XP este ano também inseriu o palco Gênesis pra um tipo de entretenimento que é bem familiar no Parque Olímpico: shows musicais. Todos os dias tinha um grande artista como a Iza ou o Mano Brown com a banda Boogie Naipe se apresentando.

A internet que muda a Game XP

A Oi é uma das principais parceiras da Game XP 2019 e a responsável por fornecer a infraestrutura de TI. Ela turbinou o evento com a fibra da Oi oferecendo Wi-Fi liberado pra todo mundo com capacidade para até 300 mil conexões simultâneas e 12 Gbps de banda.

De dentro do Centro de Operações, de onde era feito o monitoramento de toda a internet, tivemos sorte de ver algo muito legal acontecendo: a edição 2019 da Game XP bateu a marca de 1 milhão de conexões! Isso foi no sábado à noite, mas no domingo esse número passou das 1 milhão e 700 mil conexões.

E isso foi um pouco de tudo que rolou no Parque Olímpico nessa Game XP 2019. Até a próxima edição tem muita água pra rolar e vai que você não confere tudo de pertinho também?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.