8 filmes que abordam exploração espacial e a chegada do homem na Lua

3 min de leitura
Imagem de: 8 filmes que abordam exploração espacial e a chegada do homem na Lua

A semana toda foi de comemorações da chegada do homem à Lua, que neste sábado (20) chega aos 50 anos. Todo mundo vem celebrando esse feito histórico e não podíamos ficar de fora: além das várias matérias ao longo dos últimos dias, aqui abaixo estão algumas produções cinematográficas para relembrar o feito e, claro, inspirar-se com esses filmes.

1. O Primeiro Homem (2018)

O título mais recente da lista traz produção da Universal Pictures com Ryan Gosling no papel do astronauta estadunidense Neil Armstrong — e seu famoso primeiro passo na Lua. O filme foi premiado neste ano com o Oscar de “Melhores Efeitos Visuais” e indicado à “Melhor Mixagem de Som” e “Melhor Edição de Som”.

2. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Baseado em um conto do icônico autor sci-fi Arthur C. Clarke, o filme é a obra-prima de Stanley Kubrick, que aqui filosofa sobre tempo, espaço, inteligência artificial e, claro, a respeito da própria humanidade. Embora a Lua não seja o tema central, o longa antecipa em um ano a chegada do homem na Lua e é até hoje a maior referência pop e visual sobre viagens espaciais.

3. Apollo 13 (1995)

A sétima missão tripulada do Projeto Apollo era a terceira com intenção de pousar na Lua — mas isso não foi possível por conta de uma explosão no módulo de serviço, que impediu a descida. Depois disso, os integrantes passaram por vários perrengues para poder voltar à Terra, o que aconteceu em seis dias. O filme conta essa história com direção do sempre competente Ron Howard e o elenco estrelado formado por Tom Hanks, Kevin Bacon, Bill Paxton e Ed Harris.

4. Moon (2009)

Que efeitos um ambiente extraterrestre, mesmo em nosso satélite natural, poderiam provocar em um homem isolado há três em uma mina? É também sobre isso que trata esse longa, que conseguiu, mesmo com baixo orçamento, usar a Lua como cenário para falar sobre a mente humana. A interpretação de Sam Rockwell, como sempre, é de tirar o chapéu.

5. Gravidade (2013)

O clima claustrofóbico e o incrível trabalho de câmeras, com uma edição de som ainda mais espetacular, fizeram do filme de Alfonso Cuarón o maior destaque do Oscar 2014, com nada menos do que dez indicações e sete prêmios, incluindo “Melhor Diretor”, “Melhor Fotografia” e “Melhores Efeitos Visuais”. Além disso, a emocionante química entre George Clooney e Sandra Bullock prendem a atenção durante todo o filme.

6. Solaris (1972)

Mais um que não é exatamente sobre a Lua, mas faz parte do contexto histórico em que o homem sonhava em chegar além dos limites terrestres. Aqui, o gênio russo Andrei Tarkovski mostra que a maior barreira que existe entre nós e a galáxia são nossos próprios pensamentos e corações. Há uma segunda versão, de Steven Soderbergh, de 2002, igualmente recomendada — mas a original é melhor.

7. Estrelas Além do Tempo (2016)

Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson. Três mulheres negras matemáticas que tiveram papel fundamental no lançamento da Apollo 11. Elas ficaram por muitos anos esquecidas na história da exploração espacial e da computação. Mas o filme de Theodore Melfi devolve um pouco desse crédito, com atuações incríveis de Taraji Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe.

8. Viagem à Lua (1902)

Quando um grupo de homens é lançado por uma cápsula em um canhão gigante, eles são levados à Lua, onde são capturados por estranhas criaturas. A história remete à Júlio Verne e é considerado um dos marcos na história do cinema, ao unir elementos de teatro com arte sequencial dinâmica. Com essa obra, o francês George Méliès não somente revolucionou a Sétima Arte como também atiçou ainda mais a curiosidade da humanidade sobre o que há no céu. E na Lua.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.