Pókemon: Detetive Pikachu é o filme mais fofo do ano [crítica sem spoilers]

2 min de leitura
Imagem de: Pókemon: Detetive Pikachu é o filme mais fofo do ano [crítica sem spoilers]

Após 24 anos de franquia com incontáveis jogos, mangás, cds, cards, jogos de tabuleiro, uma série gigantesca de anime, mais de 20 filmes animados e (atualmente) com um total de 816 monstrinhos, Pokémon finalmente ganha um filme em live-action!

“Pokémon: Detetive Pikachu” estreou sem pressa e se aproveitando do sucesso longevo e ininterrupto de seu personagem principal. O responsável pela direção do longa, Rob Letterman (de “Monstros vs. Alienígenas” e “O Espanta Tubarões”), entregou um filme muito equilibrado que vai agradar tanto crianças que estão começando a conhecer esse universo quanto os fãs mais hardcores e nostálgicos da franquia (tanto que o filme faz um link direto com o primeiro filme animado de Pokémon de 1999!)

Pokémon"Detetive Pikachu" é fiel ao material original e divertido. (Fonte: Legendary/Divulgação)

Inocente, bobo, maluco e está tudo bem!

Mas não se engane, o filme pode ser ambientado em um mundo meio sujo, a trama pode envolver conspirações de mortes e acidentes e a presença da voz do ator Ryan Reynolds pode indicar algumas piadas “sujas” a lá “Deadpool”, mas “Pokémon: Detetive Pikachu” é um filme assumidamente infantil. E isso não é, mesmo, um demérito.

E embora tenha uma ou duas piadas que façam sugestões um pouco adultas demais, o que piora muito quando sai de um personagem tão genuinamente fofo e adorável quanto o Pikachu, o equilíbrio entre a inocência e a “malandragem” é muito coeso.

pokemonFilme é o primeiro live action baseado no jogo da Nintendo. (Fonte: Legendary/Reprodução)

E por falar em coesão, precisamos falar da trama do filme que completamente maluca! A sensação é que o filme todo está se divertindo o tempo todo e nada é levado muito à sério, pra quem não está muito acostumado com “bobeiras” o filme pode soar um pouco estranho de início, mas não demora muito pra você se acostumar e embarcar na brincadeira.

Pelo mundo viajarei tentando encontrar...

Um dos maiores méritos do filme foi a criação de um “mundo pokémon” consistente. Um mundo onde pessoas e pokémons convivem em harmonia e onde existe espaço, ambientes e até trabalhos para cada um conforme seus poderes e personalidades. Dá vontade de viver nesse mundo e dá muita vontade de ver outros filmes nesse mundo.

E é fofo, é muito fofo. Dá vontade de esmagar os bichinhos de tão fofos que eles são. O mais legal é a reação em uníssono da sala de cinema que enche as seções a cada momento com “ouunn” e “nhó…” E você embarca junto, ri junto, se diverte junto e se derrete junto.

Com muitos acertos e alguns deslizes, como a performance dos atores “reais” que é um dos pontos mais fracos do filme, “Pokémon: Detetive Pikachu” é um filme que se mostra até um pouco tímido em cenas de ação, completamente doido em sua trama e serve como um excelente aperitivo para uma possível (e tomara) longa franquia de filmes nesse maravilhoso mundo pokémon.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.